Congresso reúne parlamentar e sindicalistas para debater sobre as lutas dos trabalhadores

por Paulo de Pádua — publicado 17/10/2018 21h00, última modificação 01/07/2019 17h14
Evento foi realizado nesta quinta-feira (18) no anexo da Câmara Municipal de João Pessoa e contou com a presença do vereador Marcos Henriques (PT)

Na manhã desta quinta-feira (18), aconteceu no auditório Fernando Paulo Carrilho Milanez (anexo da Câmara Municipal de João Pessoa) o IV Congresso Estadual Nova Central Sindical de Trabalhadores do Estado da Paraíba (NCST/PB), “Resistência Nenhum Direito a Menos”. O evento contou com a participação de sindicalistas, filiados e do vereador Marcos Henriques (PT) que, em parceria com a entidade, promoveram o congresso.

“O evento de fundamental importância para que os sindicatos possam discutir as estratégias dos trabalhadores na luta pelos seus direitos e a postura da Nova Central para as eleições presidenciais no dia 28 de outubro”, resumiu o vereador petista. Ele lamentou a perda de alguns direitos, durante o atual governo federal, mas deixou claro que seu mandato vai continuar, ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras, lutando pela categoria, como sempre fez.

O presidente da Nova Central Sindical do Estado da Paraíba, Antônio Erivaldo, informou que a ideia principal do congresso foi debater a reestruturação e organização da luta dos trabalhadores para resistirem ao embate por nenhum direito a menos. Erivaldo lamentou que o Governo Federal tenha adotado reformas, como a Trabalhista e Terceirização, que, segundo ele, tiraram o direito dos trabalhadores. “Também somos contra a Reforma da Previdência, que está pronta para ser aprovada pelo Congresso. Nós não a aceitamos e vamos combater isso”, afirmou.

Já o presidente da Nova Central Sindical Nacional e da Confederação Nacional dos Trabalhadores das Indústrias (CNTI), José Calixto Ramos, também esteve presente ao evento e ministrou palestra sobre “O Desmonte do Sistema Confederativo Sindical suas Consequências e o Financiamento das Entidades Patronais pelo Sistema ‘S’ pela Sociedade”. Durante sua palestra, ele lembrou que o sindicalismo brasileiro sempre manteve um sistema da unicidade sindical e que o País passou por dois períodos onde haviam duas correntes distintas: “Uma, que queria manter o sistema de unicidade e outra, que preferia o sistema de unicidade sindical”, explicou. Mas, na opinião dele, atualmente há um desmonte do Sistema Confederativo das entidades sindicais.

Em seguida, ministrou palestra Zilmara Alecar com o tema: “Movimento Sindical Brasileiro no Cenário e Gestão Sindical”. Após o almoço, aconteceu a eleição e posse da diretoria e do conselho fiscal da entidade.