Conquistas das mulheres por igualdade são ressaltadas por vereador

por Clarisse Oliveira publicado 14/10/2021 13h08, última modificação 14/10/2021 13h08
Colaboradores: Foto: Olenildo Nascimento
Marcos Henriques (PT) defendeu que o movimento feminista foi essencial na luta feminina por igualdade social

O vereador Marcos Henriques (PT) usou seu pronunciamento na sessão ordinária desta quinta-feira (14), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), para ressaltar as conquistas das mulheres por igualdade através dos tempos. O parlamentar defendeu que o movimento feminista foi essencial para avanços rumo à igualdade social.

Marcos Henriques elencou vários marcos caracterizando-os como conquistas feministas no Brasil durante a história, como em 1827 com as meninas sendo liberadas para frequentar as escolas; em 1879, mulheres conquistaram direito de acesso às faculdades; 1910, quando o primeiro partido feminino foi criado; 1932, quando as mulheres tiveram direito ao voto; 1979, com a garantia às mulheres do direito à prática do futebol; 1985, quando foi criada a primeira delegacia da mulher; 1988, com o reconhecimento, pela Constituição Federal Brasileira, da igualdade entre homens e mulheres; 2002, quando a falta de virgindade deixou de ser motivo para anulação de casamento; 2006, a sanção da a lei Maria da Penha; em 2015, foi aprovada a lei do Feminicídio; 2018, com a tipificação de importunação sexual feminina como crime.

São lutas das mulheres, são lutas feministas. Tem muitos passos que as mulheres vão dar. Essa luta foi extremamente importante para as mulheres. Conheço a fundo o movimento feminista e acho importante esse trabalho que elas fazem de exaltar o direito das mulheres e o direito de igualdade entre homens e mulheres num país extremamente machista”, declarou.

O vereador destacou que nos últimos anos os houve aumento do número de feminicídios, de morte de negros e atribuiu esses aumentos à falta de políticas inclusivas adotadas pelo Governo Federal. “Discordo quando se fala do feminismo de maneira pejorativa, mostrando certa desqualificação de um movimento que tanto lutou para que as mulheres tivessem espaço de igualdade social”, defendeu.

Apartes

Os vereadores Carlão (Patriota) e Coronel Sobreira (MDB) discordaram de Marcos Henriques. “O problema do feminismo não são os avanços que as mulheres conseguiram por suas lutas, batalhas e reivindicações, é que ele tenta expor a figura masculina como algo do paleolítico, diminutivo. Os avanços das mulheres são válidos por tudo que elas conseguiram construir na sociedade, mas não foi pelo feminismo. O feminismo é um movimento de esquerda que se apropriou de um crescimento natural que as mulheres precisavam na sociedade e esse crescimento aconteceu não foi por causa do feminismo, foi por que as mulheres se uniram e perceberam que uma sociedade retrógrada precisava avançar”, afirmou Carlão.

Sou muito preocupado com a história do machismo e do feminismo, pois demonstram extremismos tanto de um lado quanto do outro. A Bíblia Sagrada é muito clara em Coríntios e Efésios quando fala o papel do homem e da mulher. Ninguém é melhor do que ninguém. A Constituição garante que todos são iguais perante a lei, isso é bacana. Tem o papel do homem e da mulher e eles precisam se respeitar. Quando um quer entrar na seara do outro, aí os problemas começam a surgir. Quando o homem quer fazer o papel da mulher, dá problema. E quando a mulher quer fazer o papel do homem, dá problema”, afirmou Coronel Sobreira.