Conscientização sobre o autismo é tema de pronunciamento na CMJP

por Damião Rodrigues — publicado 27/03/2017 21h00, última modificação 02/07/2019 16h16
Para Helena Holanda (PP), transtorno ter deixado de ser encarado como doença, para ser considerado deficiência, pode ajudar na reabilitação de pessoas com essa condição

Celebrado no dia 2 de abril, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi tema de pronunciamento da vereadora Helena Holanda (PP), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) nesta terça-feira (28). A parlamentar destacou a importância do autismo ter deixado de ser uma doença para ser considerada uma deficiência, o que poderá ser útil na reabilitação e na assistência das pessoas com essa condição.

“Precisamos falar sobre o Transtorno do Espectro Autista para que haja esclarecimento de toda sociedade para facilitar a acessibilidade e a inserção das pessoas com essa condição na sociedade. Vale salientar que o autismo é único para cada pessoa e existe em vários níveis. É uma condição permanente, mas a redefinição de doença para deficiência poderá ajudar as famílias a encontrarem apoio e mais atenção. O trabalho em torno da acessibilidade já está bem desenvolvido em nosso país”, destacou a vereadora.

Helena Holanda fez uma breve explanação sobre a data, criada com o intuito de conscientizar a população sobre o autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas no mundo inteiro. De acordo com ela, o dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), com a intenção de alertar a sociedade e governantes sobre o transtorno, ajudando a esclarecer e derrubar preconceitos.

“O Poder Público pode contribuir na inclusão social dos indivíduos com autismo, criando  estratégias para aliviar o ciclo nocivo onde a falta de atenção primária na rede de saúde afeta a família do indivíduo”, sugeriu a vereadora.