Coral da Câmara promove integração entre os servidores há 11 anos

por Damião Rodrigues — publicado 18/11/2017 22h00, última modificação 18/07/2019 17h43
O Coral Antônio Leite de Figueiredo foi criado durante a presidência do então vereador Severino Paiva, através da Resolução 14, de 28 de junho de 2006

Tendo como um dos principais objetivos possibilitar o aprimoramento das relações interpessoais entre seus funcionários, a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) criou o Coral Antônio Leite de Figueiredo, durante a presidência do então vereador Severino Paiva, através da Resolução 14, de 28 de junho de 2006.

Embora o Coral tenha sido institucionalizado em 2006, de acordo com a maestrina Socorro Estrela, o grupo foi criado em março de 2005 com o objetivo de oferecer aos funcionários a atividade do canto como mais uma opção de integração e enriquecimento sociocultural, dentro do Programa de Qualidade Total implantado na Casa, cujos objetivos principais incluem a valorização do ser humano e o incentivo à sua formação global.

Segundo o atual presidente da Casa, vereador Marcos Vinícius (PSDB), dentro de um programa de atenção ao servidor implantado no Legislativo Municipal, o Coral pretende a valorização do ser humano e o incentivo à sua formação global, oferecendo aos funcionários a atividade do canto coral como mais uma opção de integração e enriquecimento sociocultural.

O Coral também tem como objetivos principais a criação de um espaço cultural no ambiente de trabalho, a participação musical nas sessões especiais ou solenes, servindo de incentivo à natureza de suas respectivas realizações; e representar a CMJP em vários eventos da sociedade, no município e nas demais unidades da Federação.

De acordo com sua regente, a maestrina Socorro Estrela, o Coral funciona nas dependências da Câmara (no Centro Cultural ou no auditório do Anexo II), ensaiando às terças e quintas-feiras, das 15h às 16h30. A maestrina conta com o apoio do preparador vocal e solista Paulo Brasil, o Paulão.

 

 

“O objetivo principal do Coral é cantar nas sessões solenes e eventos da Câmara. O coral também atende aos convites para cantar em eventos fora da Instituição, o que acontece com frequência no período natalino. Podem participar funcionários da Casa e pessoas da comunidade mediante teste vocal”, esclarece a maestrina.

O grupo tem representado a Câmara nas mais diversas manifestações culturais, como no VIII Encontro Recifense de Coros (Ferec), em agosto de 2008; em 2009 participou da exposição natalina do Jangada Clube e da Cantata Natalina do Cabo Branco; ainda participou do IX Encontro de Corais – Música Sacra e Erudita na Quaresma que aconteceu em Recife, em abril de 2011; neste mesmo ano em eventos como o 'Dia Internacional da Mulher' no Pavilhão do Chá e do 16º Salão de Artesanato da Paraíba, realizado em junho de 2012.

A maestrina que rege essa jornada

Desde a sua formação, o Coral Antônio Leite de Figueiredo vem se apresentando em encontros de corais, atividades institucionais e sessões especiais e solenes na Câmara sob a regência da maestrina Maria do Socorro Estrela da Silva. A regente também é arranjadora e produtora musical com graduação em Educação Artística, com habilitação em Música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 1990. Ela integrou vários corais da Capital, sob regências de Eli-Eri Moura, Maurício Gurgel e Carlos Galvão. Participou dos Painéis de Regência Coral promovidos pela Funarte, como também de Cursos de Regência na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade de Brasília (UNB). Atualmente, ela rege, além do Coral da Câmara, os corais da Unimed João Pessoa e da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

A personalidade que deu nome ao coral

Antônio Leite de Figueiredo nasceu na cidade de Itaporanga, em 5 de fevereiro de 1927. Tornou-se o primeiro funcionário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) em 1948 e ainda ocupou diversos cargos na Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Foi também um dos maiores Carnavalescos da Capital e se destacou como representante classista à frente da União dos Servidores Municipais.

Ainda participou efetivamente da Associação dos Fiscais do Município de João Pessoa (Afim) e do Sindicato dos Agentes Fiscais do Município de João Pessoa (SindFim). Em suas realizações particulares fundou o Tibiri Esporte Clube e o Ponto Chic Esporte Clube.