Coral da Câmara vai levar música para instituições filantrópicas que acolhem idosos

por Paulo de Pádua — publicado 27/05/2019 21h00, última modificação 18/06/2019 10h59
A partir de junho, projeto ‘Cantar Solidário’ inicia apresentações em entidades que abrigam pessoas da terceira idade

O Coral Antônio Leite de Figueiredo, da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vai lançar o projeto ‘Cantar Solidário’, cuja proposta é levar música de qualidade aos idosos acolhidos em instituições filantrópicas da Capital. A primeira apresentação já foi definida e vai ocorrer no mês de junho, na Vila Vicentina Júlia Freire, no bairro da Torre, onde vivem dezenas de pessoas da terceira idade.

O projeto foi idealizado pela maestrina do coro, Socorro Estrela, e pelo preparador vocal Paulo Brasil. “Os idosos vão poder ouvir o Coral da Câmara cantando belas canções, que marcaram época e que são verdadeiros clássicos da Música Popular Brasileira”, comentou a maestrina. Socorro Estrela classifica o projeto como de fundamental importância, porque vai levar música e alegria para as pessoas de terceira idade, que muitas vezes não têm acesso a esse tipo de atividade e lazer nesses espaços de convivência.

O preparador vocal Paulo Brasil revelou que, em dezembro do ano passado, o Coral da CMJP já havia realizado uma apresentação na Vila Vicentina, quando surgiu a ideia de construir e amadurecer o projeto. “A ideia é levar o Coral da Câmara, que é da casa do povo, para a população assistir e ouvir”, ressaltou. Para ele, a música é um instrumento que une as pessoas, independente de classe social ou condição financeira, e que mexe positivamente com o emocional do ser humano.

O repertório musical das apresentações foi montado especialmente para atender o gosto dos idosos. São músicas bastante conhecidas, a exemplo de Carinhoso (Pixinguinha); Fascinação (Armando Louzado); Foi Deus que fez Você (Luiz Ramalho); Xote Ecológico (Luiz Gonzaga); Tocando em Frente (Almir Sater e Renato Teixeira); Esperando na Janela (Targino Gondim, Manuca Almeida e Raimundinho do Acodeon); As Rosas não Falam (Cartola); e Paraíba Jóia Rara (Ton Oliveira).

O presidente da Casa, vereador João Corujinha (DC), avalia que o projeto tem um grande alcance social, uma vez que fortalece a autoestima dos idosos. “Com esse projeto, o Poder Legislativo de João Pessoa demonstra, mais uma vez, que está voltado aos interesses da promoção da cidadania e do bem estar do povo pessoense, principalmente das classes sociais menos favorecidas e carentes de atenção”, reforçou Corujinha.

Fundado em 2005, pela maestrina Socorro Estrela, o Coral Antônio Leite de Figueiredo conta, atualmente, com 22 componentes, distribuídos em três naipes de vozes: sopranos, contraltos e barítonas. A maestrina tem licenciatura em música pelo Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Já Paulo Brasil ingressou no Coral da Casa de Napoleão Laureano no mesmo ano. Também se formou em música e é professor e preparador de técnica vocal desde 2001.