Coral da CMJP estreia projeto 'Cantar solidário' na Vila Vicentina
O Coral Antônio Leite de Figueiredo, da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), estreou, na tarde desta terça-feira (11), o projeto 'Cantar Solidário', que leva apresentações musicais a idosos acolhidos em instituições filantrópicas da Capital. A estreia aconteceu na Vila Vicentina Júlia Freire, Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), sem fins lucrativos, localizada no bairro da Torre, e que pertence à Sociedade de São Vicente de Paulo.
O presidente da CMJP, vereador João Corujinha (DC), afirmou que o projeto é muito interessante, pois leva alegria aos idosos e promove bons momentos para eles. “Vejo com muita alegria esse trabalho que está sendo realizado pelo nosso Coral. O lançamento do 'Cantar Solidário', na Vila Vicentina, foi marcado pela apresentação de belas músicas, que trouxeram boas recordações e muita alegria para os idosos, isso que é importante”, enfatizou.
A maestrina do coro, Socorro Estrela, explicou que a escolha da instituição para a estreia foi em homenagem ao nascimento do projeto 'Cantar Solidário', que surgiu de uma ideia do preparador vocal Paulo Brasil, após uma apresentação natalina do Coral na Vila Vicentina, no final de 2018. “Foi uma apresentação que tocou muito a gente. A estreia do projeto na Vila Vicentina foi justamente porque a ideia de levar o Coral da Câmara a entidades periodicamente surgiu daquela apresentação. É uma casa que a gente tem o maior carinho”, destacou.
Socorro Estrela ressaltou ainda a importância de ações como essa nas instituições que acolhem idosos. “São pessoas que realmente precisam de um pouquinho do nosso afeto, carinho e atenção. E isso faz uma grande diferença na vida de todos eles”, enfatizou a maestrina, lembrando que a ideia é que aconteça uma apresentação a cada mês, até dezembro, em instituições que abrigam idosos.
O vice-presidente da Vila Vicentina, José de Arimatéia Diniz, afirmou que a ação do 'Cantar Solidário' movimenta o dia a dia dos idosos de uma forma positiva. “Durante a apresentação, conseguimos ver os idosos cantando, acompanhando a apresentação e se sentindo bem. Trazer a solidariedade para cá é fantástico, e nada melhor do que ser com música, a música solidária”, salientou.
“Esta tarde está sendo maravilha, estou me emocionando bastante com a lembrança das músicas, parece que elas foram escolhidas a dedo. As músicas trazem muita alegria. A gente espera e merece que apresentações como essa se repitam mais vezes”, afirmou Aucinda Lucena Fragoso, de 84 anos.
No repertório da apresentação, o foco foi a Música Popular Brasileira com músicas como Carinhoso (Pixinguinha e João de Barro), Tocando em Frente (Almir Sater e Roberto Teixeira) e As Rosas não Falam (Cartola). “Escolhemos músicas consagradas, com mensagens positivas, aconchegantes, que remetam ao passado e juventude deles e os encham de esperança e alegria”, explicou Socorro Estrela.
Coral Antônio Leite de Figueiredo
Fundado em 2005, pela maestrina Socorro Estrela, o Coral Antônio Leite de Figueiredo é composto por servidores da Casa Legislativa e pessoas da comunidade. Todo ano o grupo abre inscrições para novos integrantes. “Pessoas da comunidade que gostam de cantar e tenham mais de 18 anos podem participar”, explicou Socorro Estrela, salientando que a participação é gratuita e que os ensaios acontecem nas terças e quintas-feiras, das 15h às 16h30.