Coronel Ramilton Cordeiro recebe Medalha Cidade de João Pessoa

por Haryson Alves — publicado 22/08/2016 21h00, última modificação 10/07/2019 13h23
O vereador Lucas de Brito (PSL) foi autor da homenagem pelos 35 anos de serviço do homenageado na PMPB

Os 35 anos de serviço na Polícia Militar da Paraíba (PMPB) renderam ao coronel Ramilton Sobral Cordeiro de Morais a mais alta condecoração da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na tarde desta terça-feira (23). A outorga da Medalha Cidade de João Pessoa aconteceu em sessão solene, proposta pelo vereador Lucas de Brito (PSL), também autor da homenagem.

O parlamentar citou que acha importante o coronel ser homenageado em sua própria cidade, como um reconhecimento à 'prata da casa'. “Serve de estímulo para que o coronel continue emprestando sua inteligência e vontade de trabalhar a fim de construir uma cidade melhor, se empenhando em prol dos pessoenses. Sinto-me honrado em oferecer a homenagem”, revelou Lucas de Brito.

Homenageado discursa

Em seu discurso, o coronel Ramilton Cordeiro comentou que nunca conseguiu se afastar do tema Segurança Pública. Ele aproveitou a ocasião para falar das necessidades na área, a exemplo de mais investimento em gestão e em tecnologia, de endurecer a legislação, de mais policiais na rua , além de frisar que há recursos insuficientes destinados à polícia.

 

Coronel Ramilton pede mais investimento em gestão e em tecnologia na PMPB.

“O Brasil tem a 4ª maior população carcerária do mundo. Falta a tal da vontade política nas três esferas de Poder”, destacou o homenageado, ao citar o artigo 144 da Constituição Federal, ao falar do direito e responsabilidade de todos à Segurança Pública.

“Esta Medalha, concedida em minha cidade natal, tem um significado diferente. Eu me senti no pódio, recebendo a medalha de ouro nas olimpíadas da vida. Lembro que, se tive êxito no Comando-Geral da PMPB, foi graças aos companheiros da corporação”, comentou o coronel.

Presenças

A cerimônia reuniu companheiros do homenageado da PMPB, Polícia Civil, da Polícia Federal, magistrados, advogados, familiares e amigos. Na ocasião, compuseram a mesa dos trabalhos, além de Lucas de Brito, o representante do Comando-Geral da PMPB, coronel Fábio Almeida; o presidente do Clube dos Oficiais da PB, coronel Francisco de Assis; o presidente da Associação dos Servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (Astra), Sérgio Teixeira; e o promotor de Justiça do Rio Grande do Norte (RN) e filho do homenageado, Rodrigo Pessoa de Morais.

Perfil

Natural de João Pessoa, o coronel Ramilton Sobral Cordeiro de Morais é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na cidade de Campina Grande; bacharel em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê); é especialista em Administração Geral pela Fundação de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão (FURNE); além de acumular especializações na Escola Superior do Ministério Público, na Capital paraibana; em Processo Civil, pelo Unipê; e em Planejamento Estratégico Setorial, em Isla Negra, no Chile.

 

A cerimônia reuniu companheiros do homenageado da PMPB, Polícia Civil, da Polícia Federal, magistrados, advogados, familiares e amigos.

Em sua formação policial, possui o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar de Pernambuco (PE), em 1970; Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), da Polícia Militar do Ceará (CE), em 1981; Curso Superior de Polícia (CSP), da Brigada militar do Rio Grande do Sul (RS), em 1986; e formação de Analista de Inteligência (ESNI-DF), em 1980.

Exerceu cargos como o de Oficial Subalterno e Intermediário do 2º Batalhão de Polícia Militar de Campina Grande; Subcomandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Campina Grande; Chefe do Gabinete Militar do Governador da Paraíba, de 1987 até 1990; Chefe do Estado Maior e Subcomandante Geral da Polícia Militar da PB, de 1991 até 1994; Diretor de Ensino da Polícia Militar da Paraíba; Assessor Militar do Tribunal de Justiça da Paraíba de 1995 a 1996; Assessor Parlamentar da Polícia Militar junto ao Congresso Nacional; Assistente do Comandante-Geral da Polícia Militar, de 1998 até 2003; Comandante-Geral da Polícia Militar da PB; Secretário Executivo da Secretaria da Segurança e Defesa Social da Paraíba, de 2009 a 2010; Chefe do Departamento Econômico da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, na cidade de Campina Grande; e professor do Departamento de Economia, Administração e Ciências Contábeis da Furne, em Campina Grande.

 

Autoridades integram mesa de trabalhos em homenagem ao coronel Ramilton Cordeiro.

Já possui condecorações como as Medalhas de Tempo de Serviço, 30 anos, e de Mérito Elísio Sobreira, concedidas pela Polícia Militar da Paraíba; as Medalhas do Mérito Policial Militar das Polícias Militares de Roraima (RR), Piauí (PI), Ceará (CE), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Pernambuco (PE), Alagoas (AL), São Paulo (SP), Minas Gerais (MG) e Distrito Federal (DF); as Medalhas do Mérito Bombeiro Militar de Pernambuco e Paraíba; a Medalha do Pacificador, concedida pelo Exército Brasileiro e a Medalha do Mérito Militar do Exército Brasileiro, nos graus de Cavaleiro e Oficial, conferidas por atos da Presidência da República.