CPI da Pandemia é tema de pronunciamento na CMJP

por Clarisse Oliveira publicado 20/05/2021 13h30, última modificação 20/05/2021 13h30
Colaboradores: Foto: Juliana Santos
O vereador Marcos Henriques (PT) criticou depoimentos de ex-ministros dados na comissão e inferiu o cometimento de crime de responsabilidade pelo Governo Federal

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, instaurada para apurar supostas omissões e irregularidade nos gastos e ações do Governo Federal, foi tema de pronunciamento do vereador Marcos Henriques (PT), na sessão desta quinta-feira (20), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

O parlamentar criticou os depoimentos dados na comissão e indicou contradições nas falas dos ex-ministros do Governo Federal ouvidos na CPI. “Uma acareação cairia bem. O ex-ministro das relações exteriores Ernesto Araújo jogou toda a responsabilidade para o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, que disse que cada ministério tinha sua responsabilidade a respeito das medidas de combate à Covid-19”, explicou.

Marcos Henriques criticou o que classificou como “palavras agressivas” do ex-ministro das relações exteriores a respeito da China. “Ele disse que na China tinha o ‘comunavírus’. O ministro deveria deixar a ideologia de lado. Estamos debatendo sobre vidas humanas, que foram totalmente secundarizadas por causa de uma posição política”, afirmou.

Para o parlamentar, há contradições sobre o que consideram crime de responsabilidade. “Não concebo o fato das pessoas se insurgirem contra um crime de responsabilidade de pedalada fiscal e não terem sensibilidade para identificar um muito maior caracterizado pela perda de vidas e destruição de milhares de famílias”, afirmou, numa referência ao crime que culminou no impeachment da ex-presidente Dilma Roussef em 2016. E concluiu: “É um governo totalmente irresponsável e devido a essa irresponsabilidade chegamos a quase 450 mil mortos”.

O vereador Junio Leandro (PDT) se acostou ao pronunciamento de Marcos Henriques. “Acompanho diariamente a CPI e fiquei abismado ao saber que o Brasil é o segundo lugar no mundo onde se tem mais mortes por Covid-19. Há países maiores com menos mortes, por quê? Não tenho dúvidas que no Brasil não se morre só de Covid-19, a política negacionista também mata, como já matou muitos brasileiros”, enfatizou.

Já os vereadores Carlão Pelo Bem (Patriota) e Coronel Sobreira (MDB) discordaram do posicionamento dos parlamentares. “Vemos uma CPI que é uma farsa, uma montagem tentando desqualificar o presidente. Antes, a CPI existia para identificar corrupção. Hoje, existe para perseguir um governo que está no 4º lugar no ranking de vacinação”, afirmou.