Cuidados com a primeira infância são discutidos na CMJP em sessão especial
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na tarde desta segunda-feira (23), uma sessão especial alusiva à 'Semana do Bebê'. O evento foi proposto pelos vereadores Marmuthe Cavalcanti (PSD) e João Almeida (SD). O parlamentar Marmuthe instituiu o evento no Calendário Oficial da Capital paraibana, através de propositura do seu mandato, que resultou na Lei 1.018 de 2015, que estabeleceu o evento na última semana de maio.
Marmuthe Cavalcanti falou da necessidade de atenção redobrada à primeira infância por ser esta uma fase de grande desenvolvimento na vida do ser humano. “Em 2015 apresentei um Projeto de Lei instituindo a 'Semana do Bebê' em nossa cidade, propondo o envolvimento da população nas discussões em torno deste tema. São ações integradas, em diversos setores de nossa cidade, voltadas para a primeira infância. Com uma eficiente estratégia de mobilização social de gestantes, pais, profissionais de saúde e assistência social, a 'Semana do Bebê' já tem seu lugar cativo no calendário da cidade, com o objetivo de tornar prioridade o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos”, justificou.
Já João Almeida disse que acredita na força do trabalho e destacou as ações realizadas pela Rede Amiga da Ilha do Bispo, que promove, há três, atividades voltadas para a primeira infância. De acordo com ele, o bairro vem se transformando e estabelecendo a inclusão social através do esporte e da evangelização. “A Ilha do Bispo é um grande exemplo de atenção à comunidade, onde todos se preocupam com as crianças e os jovens, pensando no desenvolvimento da região”, disse.
Rede Amiga da Ilha do Bispo
A coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Ilha do Bispo, Michele da Costa, e a apoiadora Gláucia Holanda fizeram uma apresentação sobre a Rede Amiga da Ilha do Bispo.
De acordo com Gláucia Holanda, a Rede promove a intersetorialidade entre as diversas entidades e equipamentos sociais existentes no bairro da Ilha do Bispo, junto com seus parceiros, ensejando a participação da população; trazendo o resgate histórico da comunidade; promovendo a autoestima das famílias, com a potencialização dos seus direitos sociais; garantindo a inclusão social e promovendo a divulgação dos serviços dos parceiros.
Já Michele da Costa enfatizou que as secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, por meio de suas representações locais, serão alguns dos parceiros estratégicos nas atividades da Ilha do Bispo. Segundo ela, haverá campanha de doação de fraldas, palestra sobre alimentação da gestante, oficinas de shantala e contação de histórias.
Os representantes do Instituto InterCement – órgão ligado a uma fábrica estabelecida na Ilha do Bispo, que coordena as atividades da Rede – Anderson Silva e Flávio Seixas destacaram as prioridades das ações: a garantia de direitos à primeira infância, a recuperação de unidades educativas, a ampliação e a qualificação de cursos profissionalizantes. De acordo com Anderson Silva, a fábrica tem obrigações com a comunidade.
Já Flávio Seixas falou que instituto atua em outros países e em diversas regiões do Brasil. “Ações sociais só fazem sentido quando impactam nas políticas públicas, e a atenção à primeira infância impacta no presente e no futuro da sociedade. Na primeira infância ocorre grande desenvolvimento do ser humano”, destacou.
Parcerias
A coordenadora de Proteção Social Básica, Cízia Romeu, falou que este é o primeiro ano que todos os órgãos do município estão participando do evento. De acordo com ela, investir na criança e no adolescente é investir no presente e no futuro. Na ocasião, a coordenadora entregou Diplomas de Honra ao Mérito a personalidades e entidades que realizam ações sociais importantes para crianças na cidade: os propositores da sessão, a Rede Amiga Ilha do Bispo, a Casa Pequeno David, e o Instituto InterCement.
A sessão especial também foi prestigiada por diversos outros profissionais ligados a atividades voltadas para a primeira infância na Capital paraibana.
A Semana do Bebê é um movimento intersetorial e interdisciplinar de valorização da primeiríssima infância no âmbito do Município. Ela propõe a realização articulada de inúmeras atividades nos serviços e espaços públicos e privados. O criador dessa mobilização foi o pesquisador, professor e médico psiquiatra Salvador Célia, que dedicou parte de sua vida a estudar e promover ações de cuidado com bebês e crianças. A primeira ‘Semana do Bebê’ foi realizada no município de Canela (RS), em 2000.