Cultura foi abordada em trabalhos legislativos de 2015

por Érika Bruna Agripino — publicado 09/01/2016 22h00, última modificação 10/07/2019 17h14
Entre as principais ações dos parlamentares pessoenses para o setor, estiveram a defesa e o incentivo ao consumo de trabalhos locais.

A área cultural na Capital paraibana também foi pautada durante os trabalhos legislativos de 2015 na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Entre as principais ações dos parlamentares pessoenses para o setor, estiveram a defesa e o incentivo ao consumo de trabalhos locais, como a proposta de obrigatoriedade de exibição de filmes paraibanos nos cinemas da cidade, além do estímulo a ações de fortalecimento da cultura popular.

O vereador Lucas de Brito (DEM) teve aprovado um Projeto de Lei (PL) que prevê a obrigatoriedade de cinemas da Capital exibirem conteúdo local. Segundo a proposta, devem ser disponibilizados, semanalmente, em pelo menos uma de suas salas, uma sessão destinada à exibição da produção cinematográfica paraibana. A proposta ainda prevê advertência e multa aos estabelecimentos em caso de infração à norma.

“É um Projeto de Lei que visa a valorizar o escoamento da produção audiovisual local. Essa lei também permite que nós próprios conheçamos aquilo que é produzido pelo cinema da nossa terra”, enfatizou o parlamentar democrata.

Já o vereador Fuba (PT), militante da área e artista, visitou, em novembro de 2015, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), órgão da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-PE) e que equivale à Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). O objetivo foi trocar experiências e informações para o fortalecimento da cultura pessoense e paraibana.

“Saímos com várias ideias de projetos e requerimentos que poderão ajudar com a nossa cultura popular. Se é para beneficiar a área, acredito que temos a obrigação de, no mínimo, tentar”, frisou o vereador, na ocasião.

CMJP celebra o Dia do Artista Plástico e abre o XII Favi-PB

Como ocorre há vários anos, a Casa Napoleão Laureano realizou, no primeiro semestre de 2015, uma sessão solene para comemorar o Dia Nacional do Artista Plástico, celebrado anualmente em 8 de maio. A homenagem, proposta pelo presidente da Casa, vereador Durval Ferreira (PP), integrou a programação de abertura do XII Festival de Artes Visuais da Paraíba (Favi-PB), que acontece de 8 a 31 de maio e faz parte do calendário cultural pessoense.

“Este ano, o tema do Festival foi 'Cabo Branco: Olhar do Artista', propondo uma perspectiva artística acerca desse que é o principal cartão-postal de nosso Estado, o Farol do Cabo Branco, e seu entorno. O Favi 2015 também homenageou de maneira póstuma o pintor, fotógrafo e escultor J. Lyra, um dos fundadores do Centro de Artes Plásticas da Paraíba e um atuante artista no nosso Estado”, explicou o presidente Durval Ferreira.

PL trata de acessibilidade para gestantes em espetáculos

O vereador Benilton Lucena (PSD) também apresentou um PL que dispõe sobre a disponibilização de assentos posicionados em locais de fácil acesso a gestantes em teatros, cinema, casas de show e espetáculos em geral. Segundo o parlamentar, essa medida visa a permitir fácil acesso a essas mulheres, que muitas vezes têm dificuldade em acessar os locais em razão de sua lotação e deixam de frequentá-los.