Defensor público geral do Estado de Pernambuco recebe homenagem na CMJP
O defensor público geral de Pernambuco, Manoel Jerônimo de Melo Neto, recebeu a Medalha Cidade de João Pessoa na tarde desta terça-feira (31). A solenidade proposta pelo vereador Bruno Farias (PPS) aconteceu no plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).
Compuseram a mesa da solenidade, o propositor e o homenageado, além do vereador Raoni Mendes (DEM), que secretariou os trabalhos; o representante da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Raniery Paulino (PMDB); representando o governador Ricardo Coutinho (PSB), procurador geral do Estado Gilberto Carneiro; o desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) Joás de Brito; juiz da Corte Eleitoral Sílvio Porto; vice-presidente do Tribunal Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Alberto Nogueira Virgínio; presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB), Paulo Maia; defensor público geral da Paraíba, Vanildo Brito; e a presidente da Associação dos Defensores Públicos da Paraíba, Madalena Abrantes.
“Atual Vice-Presidente do Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais, você, Neto, se destaca pela largueza de suas ações, pelos resultados de sua gestão, pela liderança entre os seus pares, pela sensatez de suas ideias, pela firmeza de suas posturas, pelo desprendimento de seus gestos, pela bondade de seu coração e pela realização de seus sonhos. Sem sombra de dúvidas, você é um abnegado em favor dos mais humildes. Você toca os nossos corações e, em retribuição a tanta doação, a tanta entrega e a dignidade com a qual você enverga a beca da advocacia, a Câmara Municipal te entrega a Medalha Cidade de João Pessoa, para que tal comenda, ao ser colocada sobre o seu peito, possa tocar o seu coração com a mesma intensidade com a qual você nos preenche e nos sensibiliza”, justificou Bruno.
O parlamentar fez uma ampla explanação sobre a trajetória de vida do homenageado destacando o amor e a atenção de sua família na formação de seu caráter; e suas principais conquistas profissionais, tais como, ações exitosas na Defensoria Pública de Pernambuco.
“Essa entrega não poderia ter sido feita numa data mais simbólica quanto essa: 31 de maio, dia da coroação de Nossa Senhora, de Maria Santíssima, a Virgem Mãe, da qual somos devotos fiéis. Hoje, portanto, é dia de festa no Céu e de júbilo na Terra, porque, no Paraíso, a Mãe de Deus, a Imaculada e Cheia de Graça recebe do próprio Criador a coroa que a eleva à dignidade real, proclamando ao mundo inteiro a soberania da Mãe do Senhor; e, na nossa cidade, um filho devoto da Virgem de Fátima recebe de seus concidadãos a Medalha Cidade de João Pessoa, pelos relevantes serviços prestados à nossa capital e à Justiça de todo o País”, finalizou.
Um dos irmãos do laureado Jerônimo Barata de Melo Filho externou a felicidade de sua família pela honraria recebida e destacou que o defensor sempre procurou tratar seus clientes como amigos, criando um diferencial de bondade, companheirismo, boa fé e amor ao próximo que o credencia a receber homenagens.
O homenageado disse que a honraria alegrava seu coração e agradeceu aos vereadores pela homenagem e a toda sua família e amigos pela parceria em sua trajetória de vida. “Hoje indubitavelmente é um dos dias mais felizes da minha vida por receber uma das mais importantes horarias da minha terra natal, que recebo com orgulho e satisfação. Agradeço ao vereador Bruno Farias, político diferenciado por ser dedicado a melhoria da nossa cidade e sobretudo da população mais pobre. Usando as palavras de José Américo deixo para vocês: 'Peque pelo amor que é a liberdade e não pelo ódio que é a injustiça mais grosseira'”, exortou.
O Coral Antônio Leite da CMJP, sob a batuta da maestrina Socorro Estrela e o preparador vocal e solista, Paulo Brasil, o Paulão, marcaram a solenidade com a execução do Hino Nacional, do Hino Oficial de João Pessoa e da canção “Sublime Torrão”, hino popular da Capital paraibana.
O homenageado
Manoel Jerônimo de Melo Neto, 35 anos, é formado em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde lecionou Direito Empresarial entre 2006 e 2008. Durante seis anos, advogou na área criminal, cível e trabalhista. Foi aprovado no concurso público da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco em 2006, e nomeado em 2008. Desde então é professor da Faculdade de Direito de Timbaúba, onde coordena a Câmara de Mediação e Conciliação. Atualmente é chefe do Núcleo da Defensoria em Igarassu.