Defesa Civil atende pedido de vereador para contenção de barreira na Mata do Buracão

por Bertrand Sousa (Assessoria do vereador) / Edição: Secom CMJP — publicado 17/08/2016 21h00, última modificação 11/07/2019 11h40
Foi uma solicitação do vereador Marmuthe Cavaltanti (PSD), por meio de requerimento, na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP)

Após solicitação do vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD), foi realizado recentemente um serviço de aterramento e contenção de barreira na área de risco da Mata do Buracão, localizada nas proximidades do bairro Nova Mangabeira, na Zona Sul de João Pessoa. A falha geológica existente naquela região da cidade e a ocupação irregular do seu entorno fizeram surgir, ao longo do tempo, o risco de desmoronamento das moradias próximas ao “Buracão”, como é popularmente conhecido.

De acordo com o vereador, essa foi a primeira etapa do aterramento na área. “Através do nosso requerimento 16.075/2015, aprovado na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), chamamos a atenção da Defesa Civil Municipal para realizar uma vistoria na área do ‘Buracão’ e elaborar laudo técnico para a tomada de providências. Foi exatamente o que ocorreu, culminando com a realização desse serviço preventivo aos deslizamentos e, ao mesmo tempo, evitando a degradação do meio ambiente”, explicou Marmuthe.

O local onde foi realizada a contenção de barreira faz parte de uma área remanescente do Riacho Buracão, que integra a Bacia do Rio Cuiá. “A partir da solicitação que fizemos à Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), a Defesa Civil do Município, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e a Secretaria do Meio Ambiente (Semam) foram mobilizadas, com máquinas e equipes, dando início ao trabalho”, destacou o vereador pessoense.

Essa reivindicação dos moradores para colocar aterro naquela área era antiga, pois a comunidade vivia temerosa devido aos constantes deslizamentos de terra, principalmente nos períodos chuvosos, inclusive acarretando a perda de bens materiais. Então, nosso mandato foi acionado, assumimos o compromisso de ajudar e estamos resolvendo o problema”, disse Marmuthe, que acompanhou a realização do serviço.