Defesa da cultura nordestina rende honraria à produtora cultural Joana Alves da Silva
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na tarde desta segunda-feira (17), uma sessão solene para outorgar o Título de Cidadã Pessoense à produtora cultural e presidente da Associação Cultural Balaio Nordeste (ACBN), Joana Alves da Silva. O vereador Marcos Henriques (PT) propôs a solenidade, que aconteceu no Plenário Senador Humberto Lucena, na sede do Legislativo Municipal.
Marcos Henriques fez um relato da trajetória profissional da homenageada destacando que ela representa o legado da cultura nordestina com ênfase na defesa do ‘Forró de Raiz’.“Detentora de grande experiência nas áreas de cultura e artes, a homenageada acumulou vasta participação em diversos projetos culturais, tendo contribuído expressivamente com o desenvolvimento da cultura local. Joana tem lutado sempre pelo apoio e fomento à cultura pessoense e nordestina. Está sempre defendendo o nosso forró com bem imaterial do nosso país. Hoje se torna cidadã pessoense de fato e de direito”, justificou o vereador Marcos Henriques.
Familiares, amigos e colaboradores da homenageada prestigiaram a solenidade, além de personalidades da área cultural da capital paraibana, tais como o representante da Comissão de Direito, Arte e Cultura da Ordem dos Advogados do Brasil da Paraíba (OAB-PB) Jadgleison Alves Rocha; o cantor e compositor Adílson Medeiros; o músico Bira Delgado; o maestro da Orquestra Sanfônica da Paraíba, Lucílio Sousa.
Todos que usaram da palavra destacaram a força da homenageada na batalha em defesa da preservação da cultura popular nordestina e acima de tudo pela perpetração do ‘Forró de Raiz’ como bem imaterial do Brasil.
“Este é um dia festivo e de júbilo para todos nós. João Pessoa ganha mais uma filha importante de fato e de direito. Um reconhecimento por tudo que faz pela cultura de nossa cidade e de nosso estado”, declarou o secretário de Estado da Cultura da Paraíba, Jonildo Cavalcanti.
A nova cidadã pessoense agradeceu ao vereador pela homenagem, aos familiares e colaboradores pela parceria em sua jornada n aluta plea cultura populara. Ela estendeu a honraria a todas as pessoas que fazem cultura pelo Brasil. “Não desisto nunca porque cada vez que saio de um fórum sobre cultura popular me sinto mais fortalecida. E vou continuar levando esta luta pelo reconhecimento de quem faz cultura popular a cada recanto de nosso país”, falou.
A Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste pontuou o evento com a execução do Hino Nacional e da canção ‘Paraíba’. O cantor Bira Delgado cantou as canções ‘É Proibido Cochilar’ e ‘A Volta da Asa Branca’. O grupo do cantor e sanfoneiro Bastos do Acordeon homenageou a nova cidadã pessoense com a música ‘Numa Sala de Reboco’ e o trio ‘Perolas do Nordeste’ cantou ‘Na Base da Chinela’.
Breve histórico
A homenageada nasceu no município de Pirpirituba, localizado na microrregião do Brejo da Paraíba. Chegou à cidade de João Pessoa no ano de 1970, quando passou a envolver-se com o desenvolvimento da cultura local.
Formou-se no curso de licenciatura pela Universidade Federal da Paraíba, tendo ingressado nos quadros da educação básica e média. Atualmente é coordenadora do Fórum Nacional de Forró de Raiz que luta para tornar o forró Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.
Assista à solenidade na íntegra aqui.