Defesa do Brasil na reunião do G20 é tema de pronunciamento na CMJP

por Damião Rodrigues — publicado 16/11/2021 15h33, última modificação 16/11/2021 15h33
Colaboradores: Foto: Olenildo Nascimento
Carlão (Patriota) apresentou um vídeo no qual o ministro rebate críticas feitas por autoridade francesa em relação ao cuidado do Brasil com o meio ambiente

A participação do ministro do Turismo, Gilson Machado, na última reunião do G20, há dez dias, na Itália, foi o tema do pronunciamento do vereador Carlão (Patriota). Na sessão ordinária híbrida da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), desta terça-feira (16), o parlamentar apresentou um vídeo no qual o ministro rebate críticas feitas por autoridade francesa em relação ao cuidado do Brasil com o meio ambiente.    

“Venho a esta tribuna trazer realidades e fatos. Mil vezes os fatos aos argumentos. A verdade é que a gente teve o presidente na reunião do G20 que conseguiu trazer a atenção do mundo inteiro para o Brasil. O ministro do Turismo Gilson Machado apresentou dados e realidade que não podem ser contestados”, afirmou o vereador. Ele exibiu um vídeo no qual o ministro do Turismo, Gilson Machado, em entrevista à TV Brasil, relatou como rebateu, com base em dados, críticas feitas por autoridades francesas durante o encontro do grupo que reúne as principais economias do planeta. Segundo o ministro, depois de sua fala, “o auditório veio ao chão, dava vergonha alheia”. 

“Eu cheguei à reunião do G20 depois de a ministra francesa querer responsabilizar o Brasil pelas mudanças climáticas do mundo. Depois que ela falou muito, eu pedi a palavra e disse perante o G20: nós somos responsáveis por 80% do dinheiro do mundo, do PIB mundial. E nós produzimos 78% dos gases de efeito estufa na atmosfera. Alguns países aqui produzem esses gases há mais de 200 anos. Vocês sabem quanto, desses 78%, são do Brasil? 2,9%. O auditório veio ao chão, dava vergonha alheia”, disse o ministro no trecho do vídeo exibido. Ele ainda lembrou que o Brasil alimenta grande parte da população mundial. “Um em cada cinco pratos que nós comemos aqui, nos países do G20, vem do meu país. Com apenas 7% do seu território usado para a agricultura. Os senhores sabem quantos por cento do meu país são usados por terras indígenas apenas? 14%, o dobro do que é usado para nossa agricultura”, afirmou. “Dava vergonha alheia. Eles não sabiam para onde olhar.”, finalizou Gilson Machado. 

O vereador Carlão parafraseou Bob Marley para argumentar que a oposição ao Governo Federal não passa de inveja. “Odiar sem conhecer é ter inveja, já dizia o negão Bob Marley. A crise acontece no mundo inteiro. A inflação e os preços da carne e do combustível subiram no mundo todo. Não se pode jogar nas costas de um presidente. Somos quem mais vacinou no mundo e quem mais mandou recursos para os estados combaterem a pandemia. A mentira não pode se sobrepor à verdade”, arguiu o vereador.