Depoimento do ex-presidente Lula gera debate na Câmara de João Pessoa
A vereadora Sandra marrocos (PSB) usou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta quarta-feira (10) para manifestar apoio ao ex-presidente Lula, que será interrogado pelo Juiz Sérgio Moro, responsável por conduzir as investigações da operação Lava-Jato.
“Lula, guerreiro do povo brasileiro, toda a minha gratidão por você fazer da sua vida um canal de transformação da vida das pessoas que mais precisam”, afirmou a vereadora. “É em nome do Reuni, do Prouni, do 'Minha Casa, Minha Vida', do 'Bolsa Família', da inserção dos filhos e filhas dos trabalhadores nas universidades, da oferta de moradia com dignidade, da possibilidade das pessoas financiarem seus carros que eu agradeço”, disse.
Sandra Marrocos defendeu a inocência do ex-presidente que, segundo ela, está sendo acusado injustamente. “Não há absolutamente nenhuma prova contra ele. A verdade será restabelecida. Lula não deve absolutamente nada, e nós exigimos que o depoimento dele, assim como todo cidadão e cidadã tem direito, seja presenciado e transmitido, para que a mídia golpista e manipuladora não desconfigure o que foi dito”, pediu.
Vereador Lucas de Brito (PSL)
Contraponto
O vereador Lucas de Brito (PSL) discordou da defesa de Sandra Marrocos e afirmou que o ex-presidente Lula, como qualquer brasileiro que está sendo acusado e processado, está sendo ouvido pela Justiça. “Lula não está acima do bem e do mal, e, como qualquer brasileiro, tem que responder pelos seus atos. Não há nenhum excesso por parte da Justiça, não há golpe. Esse discurso falacioso do golpe não cola mais, porque o verdadeiro golpe foi retirar a oportunidade de milhões de brasileiros, que perderam seus empregos em razão da condução desastrada da economia, nos últimos 13 anos, pelo Partido dos Trabalhadores”, avaliou.
“As pessoas viram os recursos públicos escoarem pelo ralo da corrupção, em uma organização criminosa, que a 'Lava-Jato' vem desbaratando. Vários indícios, delações premiadas e depoimentos apontam que Lula estava no olho do furacão. Sem querer desmerecer qualquer avanço que o Governo Lula tenha alcançado no campo social, não podemos ignorar que os ganhos teriam sido bem maiores se ele não tivesse se rendido sistematicamente à corrupção”, concluiu.
Artes Visuais
Sandra Marrocos apresentou Voto de Aplausos à Luciana Urtiga, artista visual, pela sua quinta exposição “Consciência Ilusória”. “Nesta mostra, a artista traz trabalhos produzidos entre 2012 e 2015, que buscam a autoconsciência e autoconhecimento. Além disso, algumas peças são resultado da necessidade instintiva de fazer a obra sem ter câmera na hora, arte chamada de “Mobigrafia”, justificou a parlamentar. O Requerimento foi subscrito por todos os vereadores da Casa.
A vereadora ainda solicitou que a exposição inaugural do Centro Cultural da Casa seja com o trabalho de Luciana Urtiga, que também é funcionária efetiva da CMJP, atuando na TV Câmara.