'Dia Mundial do Meio Ambiente': parlamentar exalta trabalho ecológico da Escola Viva Olho do Tempo

por Damião Rodrigues — publicado 04/06/2018 21h00, última modificação 11/07/2019 17h33
Junto aos moradores do Vale do Rio Gramame, ONG desenvolve ações que buscam resgatar a ligação dos moradores da região aos seus valores culturais

No 'Dia Mundial do Meio Ambiente', o vereador Tibério Limeira (PSB) usou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) para exaltar o trabalho educacional da ONG Escola Viva Olho do Tempo (EVOT) que, junto aos moradores do Vale do Rio Gramame, desenvolve ações que buscam resgatar a ligação dos moradores da região aos seus valores culturais, pautados em seu tradicional modo de viver e seu contato permanente com a natureza. Na manhã desta terça-feira (5), o parlamentar ainda anunciou um convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) com a ONG.

“Na celebração do 'Dia Mundial do Meio Ambiente', precisamos estar atentos a essa pauta em nossa sociedade. Quanto mais atacamos nosso meio ambiente, mais problemas enfrentaremos no futuro. Aproveito para exaltar o trabalho da Escola Viva Olho do Tempo, que faz um belo trabalho com crianças e adolescentes em condição de vulnerabilidade na região do Vale do Gramame”, comentou Tibério Limeira.

O parlamentar afirmou que a EVOT defende a luta por uma sociedade mais justa, solidária e igualitária, fortalecendo a defesa do meio ambiente com a revitalização do Rio Gramame que sofre com a degradação em toda sua extensão. “Inclusive, uma das minhas emendas impositivas foi para que a Sedes firme um convênio com a EVOT para garantir a educação de mais de 120 crianças e adolescentes do Vale do Gramame”, revelou.

Tibério aproveitou para convocar a população a participar de uma ação de coleta de lixo na extensão do Rio Gramame, em uma parceria entre a EVOT e o Grupo de Escoteiros da Paraíba, no próximo sábado (9), a partir das 7h.

“É fundamental que essa pauta tenha atenção do Poder Público e de toda a sociedade civil. Meu mandato está integrado a essa luta e precisamos da adesão das três esferas governamentais em busca de dignidade e qualidade de vida da população”, reivindicou.

Apartes

Em apartes, os vereadores exaltaram e corroboraram com as palavras de Tibério Limeira, destacando a importância da discussão sobre o tema para o futuro da humanidade.

“O mundo olha para as nossas fontes de riquezas naturais inestimáveis que estão sendo vilipendiadas e vendidas a preço de banana. É a verdadeira perda da nossa soberania. A defesa de nossos estuários e de nosso meio ambiente como um todo é primordial. Quando não houver mais ar para respirarmos com qualidade, nós morreremos”, disse Marcos Henriques (PT).

Lucas de Brito (PV) defendeu a sustentabilidade sugerindo, que a Granja Santana - Casa Oficial do Governo da Paraíba seja transformada em Parque Público para servir de área ecológica para todos os paraibanos.

A vereadora Sandra Marrocos (PSB) parabenizou todo corpo funcional da Escola Viva Olho do Tempo por “realizar um trabalho de excelência em defesa do meio ambiente da Capital”. Já o vereador Carlão (PSDC) fez uma comparação entre a cidade e o corpo humano para alegar que os rios são as veias e artérias do meio ambiente e precisam de constante revitalização.