Dia Universal do Teatro: parlamentar indica aulas do segmento nas escolas

por Assessoria do vereador (Thâmara Roque) / Edição: Secom CMJP — publicado 20/03/2016 21h00, última modificação 09/07/2019 14h56
Matéria de autoria de Benilton Lucena (PSD) pede que a Sedec distribua uma bolsa de estudo por ano, para o ator mirim que mais se destacar nos grupos de teatro das regiões de ensino de JP

O Dia Universal do Teatro é comemorado nesta segunda-feira (21), e o vereador Benilton Lucena (PSD) destaca a Indicação apresentada ao Executivo que dispõe sobre a obrigatoriedade de aulas na área das artes cênicas, em todas as escolas públicas municipais, para a criação de grupos teatrais escolares. O projeto visa a fomentar nas unidades de educação o incentivo à cultura por meio da inserção curricular de aulas de artes cênicas e, por conseguinte, a formação de grupos teatrais.

De acordo com o parlamentar, o incentivo da criação de grupos teatrais nas escolas contribui no desenvolvimento dos alunos e auxilia no conhecimento cultural do País. “Sabemos que o processo de aprendizagem desta linguagem artística busca desenvolver no educador e no educando a espontaneidade, autoestima, a criatividade, a consciência corporal, e a percepção para um maior desempenho de comunicação e compreensão com o grupo em sala de aula ou fora dela”, justificou Benilton.

A propositura indica que a escola incentivará a participação dos alunos por meio de encontros, ensaios e apresentações nas próprias comunidades, coordenadas por profissionais de teatro. Além disso, como incentivo à participação dos alunos, a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) deverá distribuir uma bolsa de estudos teatral por ano, para o ator mirim que mais se destacar nos grupos de teatro das regiões da cidade de João Pessoa.

Como forma de homenagear os artistas da Capital, Benilton Lucena teve aprovado, na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), um Voto de Aplauso a todos os teatros da Capital. “O teatro é o espaço e representa, além da arte de interpretar, o cotidiano e a cultura de um povo, criando momentos de vida real, sonhos ou os imaginários que compõem o grande teatro mágico da vida”, observou o vereador.