Dinho é eleito presidente do Conselho Nacional do Poder Legislativo Municipal das Capitais

por Suetoni Souto Maior — publicado 22/10/2021 18h05, última modificação 22/10/2021 18h18
A escolha aconteceu durante a primeira reunião da entidade, ocorrida em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul


O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, foi eleito nesta sexta-feira (22), por unanimidade, presidente do Conselho Nacional do Poder Legislativo Municipal das Capitais (Conalec). A escolha aconteceu durante a primeira reunião da entidade, ocorrida em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O vice-presidente será Carlos Augusto Borges, presidente da Câmara de Campo Grande e anfitrião do evento.


Dinho explicou que a entidade vai trabalhar para fortalecer a integração entre os legislativos municipais das capitais. Além disso, vai buscar a eficiência das casas legislativas na efetivação de políticas públicas. O presidente explicou ainda que a entidade pretende fortalecer as ações políticas junto a prefeituras, assembleias legislativas, Câmara dos Deputados e Senado. “Vamos propor uma agenda que melhore a vida do cidadão”, reforçou.


Além do presidente e do vice, a eleição definiu toda a diretoria do Conalec. O presidente da Câmara de Florianópolis (SC), Roberto Katumi, vai ser o coordenador da Região Sul. A região Nordeste será coordenada por Paulinho Freire, da Câmara de Natal. Manoel José, de Rio Branco (AC), vai coordenar a região Norte. A região Sudeste ficará a cargo de Davi Menezes, de Vitória (ES). Já o Centro-Oeste ficará sob a responsabilidade de Juca do Guaraná Filho, de Cuiabá (MT).

Os presidentes das Câmaras de Boa Vista (RO), Genilson Costa e Silva, e de Maceió (AL), Galba Novais, vão comandar o conselho fiscal da entidade. A iniciativa segue a linha de grandes entidades representativas como a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). “Sentíamos que faltava uma entidade para congregar os legislativos das capitais e agora tiramos esse objetivo do papel”, ressaltou Dinho.


O mandato da diretoria eleita será de dois anos e um evento está sendo programado para o mês de março do próximo ano. Será o primeiro encontro do Conselho Nacional do Poder Legislativo Municipal das Capitais.