Documentário ‘Essência’ da TV Câmara estreia nesta sexta-feira (4) na UFPB

por Haryson Alves — publicado 01/10/2019 15h17, última modificação 01/10/2019 15h17
Colaboradores: Fotos: Olenildo Nascimento
Relatando a vida de cinco personagens, obra terá 1ª exibição às 19h, no CCTA, na Sala Aruanda

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) marca sua volta à produção de documentários, através da TV Câmara, com a estreia de ‘Essência”, nesta sexta-feira (4). A primeira exibição do filme – que foi selecionado para o 12º ‘Los Angeles Brazilian Film Festival’ (LABRFF) –, vai acontecer na Sala Aruanda, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O evento é aberto ao público e contará com a presença do presidente do Legislativo, João Corujinha (DC), parlamentares e servidores da Câmara. Com direção do jornalista Lael Arruda e do cineasta Lúcio César Fernandes, ‘Essência’ aborda diferentes olhares sobre a vida de cinco personagens: um índio potiguara, um homem trans, uma professora de história, uma cantora de forró e um vendedor ambulante.

Eles representam nossa sociedade. Para que possamos compreender que, apesar de nossas diferenças, sejam elas quais forem, a gente sempre tem algo em comum com o outro. Podemos nos identificar com o próximo ou admirá-lo em algo. A ideia é gerar respeito e empatia entre as pessoas, por mais diferente que umas sejam das outras, ou que discordem ideologicamente ou politicamente”, argumentou Lael Arruda, que também é secretário de Comunicação da CMJP.

Lúcio César explicou que, durante os 21 minutos da narrativa revelam nuances de um índio fazendo seu apelo a favor da natureza; de uma idosa, com a experiência de uma vida inteira dedicada à Educação; um homem trans relatando ter passado por preconceitos e da dificuldade em ser aceito; além de um vendedor de rua, homem do povo, ligado às raízes da música popular e do samba; e uma cantora nordestina de forró, com sua história de superação, pelo fato de sair de uma periferia de capital, ter passado pela pobreza e se transformado numa artista e apresentadora de TV.

Nós encontramos pontos comuns em personagens tão distintos para retratar. O desafio de encontrar os caminhos que revelam não só os personagens, mas que evidenciam, em cada um de nós, eles. Pois acabamos sendo a ‘verdade-reflexo’ do que são cada um dos personagens, ao vermos que também percorremos caminhos semelhantes aos deles para nos encontrarmos enquanto humanos”, comentou Lúcio César Fernandes.

Neste mês de setembro, “Essência’ rendeu à equipe da TV da Câmara de João Pessoa um Voto de Aplauso, proposto pela vereadora Raíssa Lacerda (PSD). Isso aconteceu logo após o documentário ter sido selecionado para o 12º Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF), considerado o mais importante festival de cinema brasileiro no exterior, que ocorre entre os dias 13 e 17 deste mês, na Califórnia (EUA).

Além da cobertura institucional voltada ao dia a dia e rotinas parlamentares, a Câmara é responsável por gerar outros conteúdos que também promovam cidadania e educação. O ‘Essência’ é um exemplo dessas produções e marca a volta da Casa na execução de documentários. Após o lançamento, o documentário será exibido na TV Câmara – canais 23 (Net) e 39.1 (sinal aberto), no próximo sábado, às 13h, e com reprise às 16h30”, anunciou Lael Arruda.