Educador Alfredo Codevilla recebe Cidadania Pessoense

por Haryson Alves — publicado 05/04/2016 21h00, última modificação 09/07/2019 09h32
Lucas de Brito (PSL) destacou o papel da construção moral do cidadão nas escolas, trabalho desempenhado pelo homenageado com seu alunado em JP

O cultivo dos valores morais na formação de seus alunos. Este, entre outros motivos, renderam ao educador Alfredo Codevilla Júnior o Título de Cidadania Pessoense, outorgado pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), em proposta do vereador Lucas de Brito (PSL). A sessão solene ocorreu na tarde desta quarta-feira (6), no Plenário da Casa Legislativa.

Alfredo Codevilla é natural de Teresina (PI) e reside em João Pessoa há 20 anos, onde desenvolve a atividade de diretor escolar. Em seu discurso de agradecimento, ele se disse feliz e emocionado ao ouvir tantos elogios, ainda mais em receber a honraria de um ex-aluno, Lucas de Brito.

“Aos 19 anos, quando iniciei como diretor de colégio, ouvi que eu tinha potencial. Hoje vejo que muitos dos nossos alunos estão dirigindo a sociedade por acreditar nisso. Observar esse cenário é gratificante, tendo a certeza de que procuramos fazer o melhor para educar e conscientizar os líderes de hoje”, revelou. “Hoje observamos a inversão de valores, em que, muitas vezes, o desonesto vira ídolo. É na honestidade, igualdade, justiça e no valor da família que devemos nos alicerçar. É nisso em que acredito para construirmos uma grande nação”, complementou o homenageado.

Alfredo Codevilla é mestre em Educação pela Universidade Ibero-Americana, possui formação militar e serviu à Força Aérea Brasileira.

Organização, disciplina e qualidade são o tripé que norteia qualquer casa de educação para o homenageado, que há 34 anos é diretor em unidades da rede Geo, sendo 20 deles só em João Pessoa.

Vereador justifica outorga de honraria

Para Lucas de Brito, só grandes líderes poderão fazer mudanças no Brasil. “O que precisamos no Brasil é de pessoas como o professor Alfredo nas diretorias de escolas, chefias de Poderes, em lideranças empresariais, entre outros”, destacou o vereador.

“Acho que a maior contribuição que o professor Alfredo deu e continua dando à Capital é o seu trabalho pela continuidade do processo - que não acaba - de uma educação moral. Tive a oportunidade de vivenciar a sua liderança enquanto estudante, não como chefe de uma instituição, mas pela autoridade, sem autoritarismos, de alguém que se preocupa verdadeiramente com o crescimento moral e intelectual de seus alunos, de valores que desembocam na formação de virtudes e do caráter”, salientou Lucas de Brito, ao justificar a homenagem.

Segundo o representante dos ex-alunos do professor, Rodrigo Clemente, pensar no homenageado é pensar em civismo. “Recordo da preocupação dele passar de sala em sala para deixar os alunos informados sobre o que acontecia no cenário nacional, da oferta de cursos para estudantes, de prazos para o vestibular, do estímulo ao culto à Pátria com o hasteamento da bandeira e o cantar do Hino Nacional Brasileiro”, contou Rodrigo.

Já o presidente do Sindicato das Escolas Particulares de João Pessoa, o professor Odézio Medeiros, lembrou da dedicação que o professor tem ao seu trabalho. “Alfredo não trabalharia em nenhuma outra área, pois ama e se dedica ao que faz”, assegurou.