Em 2017, 'Câmara no Seu Bairro' ouviu moradores de Mangabeira, Valentina, Penha e Estados

por Damião Rodrigues — publicado 13/01/2018 22h00, última modificação 11/07/2019 11h29
As quatro comunidades receberam uma comitiva composta por vereadores, assessores e estrutura necessária para a realizar audiências públicas, durante as quais os moradores tiveram a oportunidade de apresentar suas necessidades diretamente aos vereadores

Uma das iniciativas inovadoras realizadas pela atual gestão da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) em 2017 foi a efetivação do projeto 'Câmara no Seu Bairro', que tem como principal objetivo aproximar ainda mais o Legislativo dos cidadãos. Os Bairros de Mangabeira, Valentina Figueiredo, Praia da Penha e dos Estados foram as quatro localidades visitadas no primeiro ano do projeto.

Na última quinta-feira de cada mês, as quatro comunidades receberam uma comitiva composta por vereadores, assessores e a estrutura necessária para realizar as audiências públicas, durante as quais os moradores tiveram a oportunidade de apresentar suas necessidades diretamente aos parlamentares.

“Escutamos as demandas dos moradores de Mangabeira, Valentina, Praia da Penha e do Bairro dos Estados e encaminhamos as reivindicações aos órgãos competentes para solucioná-las. Afinal, a Câmara existe justamente para ser a voz do povo e vamos continuar a ouvir os moradores de nossas localidades em 2018”, comenta o presidente da CMJP, vereador Marcos Vinícius (PSDB).

A primeira audiência aconteceu em Mangabeira, o bairro mais populoso da capital paraibana, com aproximadamente 140 mil habitantes. O Centro Cultural Tenente Lucena ficou lotado com moradores do bairro que foram ao encontro dos vereadores, assessores e equipe técnica do Legislativo Municipal, levando uma pauta de reivindicações da comunidade.

Mais de 30 moradores foram chamados ao púlpito. Um a um, eles relataram os problemas da comunidade: coleta de lixo regular, construção de hospital, do shopping do artesanato, academia de ginástica para idosos e até de um cemitério para o bairro. A atenção a comunidades como Cidade Verde e Aratu foi recorrente ao longo da noite.

A população do Valentina Figueiredo atendeu ao convite da Câmara e compareceu em massa na segunda edição do projeto 'Câmara no Seu Bairro'. O encontro ocorreu no Ginásio Poliesportivo Odilon Ribeiro Coutinho.

Segurança, calçamento, saúde, transporte, agência bancária, centro cultural e restaurante popular foram algumas das necessidades apontadas pelos moradores que fizeram uso da tribuna, muitos deles elogiando a iniciativa da CMJP, lembrando que era a primeira vez na história que a Câmara ia até o Valentina.

Equipamento de TV Digital

Em sua terceira edição, moradores do Bairro da Penha solicitaram à Mesa Diretora da CMJP a realização do ‘Câmara no Seu Bairro’ e lotaram o ginásio esportivo da Escola Municipal Antônio Santos, localizado na Praça Oswaldo Pessoa, com a finalidade de dialogar de perto com os parlamentares e mostrarem diretamente suas demandas a quem pode buscar solução.

Durante a audiência, o professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Raoni Kulesza, fez uma demonstração dos receptores de TV Digital que seriam oferecidos gratuitamente para a população carente da Capital paraibana através da Câmara de Vereadores.

Com o equipamento instalado em uma TV analógica, a população terá acesso ao sinal digital e aos recursos que a tecnologia oferece, como o Vlibras, aplicativo de inclusão para surdos, desenvolvido pela UFPB e que será testado na TV Câmara, antes de ganhar o Brasil.

Reconhecida pela Procissão de Nossa Senhora da Penha e por abrigar o projeto Sereias da Penha, a comunidade ocupou a tribuna para pedir segurança, calçamento, iluminação, reforma da ponte sobre o Rio do Cabelo, uma maior atenção ao transporte público e uma creche municipal. Entre outros pontos abordados pelos moradores, também foi cobrada a criação de um polo turístico na localidade, uma vez que o bairro conta com a realização da procissão famosa e com o Santuário da santa que recebe romeiros o ano inteiro.

Bairro dos Estados foi o palco da quarta edição do projeto ‘Câmara no Seu Bairro’ que aconteceu no ginásio do Colégio HBE e reuniu vereadores, líderes comunitários, moradores e estudantes. Segurança pública foi a campeã de solicitações entre os moradores da localidade, que reclamaram da falta de policiamento e iluminação pública na região.

Outros pontos bastante solicitados foram a melhoria no mercado público do bairro, que, segundo os moradores, já possui cerca de 70 anos; a instalação de lombadas físicas nos arredores do Colégio HBE; mais linhas de transporte público; a melhora na coleta de resíduos sólidos; reposição de medicamento no Centro de Apoio Psicossocial (Caps); e mais atenção no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro.

O projeto

Os encontros do 'Câmara no Seu Bairro' são realizados em parceria com escolas, associações, ongs e lideranças locais que possam contribuir com a identificação das carências e apontar saídas. Ao final de cada encontro, a Câmara encaminha aos órgãos competentes as reivindicações da população do bairro.

Através do 'Câmara no Seu Bairro', os pessoenses têm um contato mais direto com os seus representantes. Além de aproximar os cidadãos, a iniciativa tem como meta conscientizar a comunidade sobre a importância de sua participação política.