Emenda à LDO 2017 pede a construção de Restaurante Popular em João Pessoa
O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2017 da Capital paraibana foi aprovado com 91 emendas, na última semana, pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A segurança alimentar foi um dos temas destacados pelo vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD), que solicitou, através de emenda, a construção de um Restaurante Popular no bairro do Valentina de Figueiredo.
Atualmente, a população pessoense tem à sua disposição dois restaurantes populares, mantidos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), funcionando de segunda a sexta-feira, nos bairros de Mangabeira e Centro. A Capital é reconhecida internacionalmente pelo combate à fome, devido às ações que desenvolve em prol da segurança alimentar e nutricional, de acordo com a Organização das Nações Unidas Para a Alimentação e a Agricultura (ONU/FAO).
“Em constante processo de expansão econômica, territorial e demográfica, o Valentina de Figueiredo tornou-se uma região de grande fluxo comercial, onde trabalham pessoas de diversos outros bairros da cidade. Logo, precisa de um equipamento público que possa trabalhar de forma mais intensa e qualificada a Política de Segurança Alimentar e Nutricional, garantindo refeições saudáveis, de qualidade e com preço baixo para todos. Além disso, seria uma alternativa para quem não pode se deslocar até suas residências no curto período de intervalo para o almoço”, justificou Marmuthe.
O novo Restaurante Popular, inserido pelo vereador na LDO 2017, teria um amplo espaço para o refeitório, cozinha industrial, pátio, estacionamento, área administrativa, área de higienização de mãos e banheiros. Também seria um espaço de acolhimento para a comunidade, oferecendo cursos de culinária e formação social. Os restaurantes populares e cozinhas comunitárias de João Pessoa são administrados pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), através da Diretoria de Economia Solidária, Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan).
“Estive na inauguração do Restaurante Popular de Mangabeira, em 2014, e pude comprovar sua excelente estrutura física e equipamentos, além do profissionalismo da equipe e condições técnicas de funcionamento. Acredito que a população que reside e/ou trabalha no Valentina também merece a oportunidade de adquirir uma alimentação saborosa, nutricionalmente equilibrada e por um preço simbólico de R$ 1,00. Enfim, uma obra como esta teria um impacto social muito positivo e considerável para uma região que concentra quase 100 mil habitantes”, concluiu Marmuthe.