Emendas impositivas da CMJP são liberadas e beneficiam instituições de tratamento ao câncer

por Secom CMJP — publicado 24/11/2021 12h55, última modificação 24/11/2021 12h58
Colaboradores: Fotos: Olenildo Nascimento
Fundação Napoleão Laureano e Casa da Criança com Câncer recebem R$ 1,6 milhão em recursos destinados por parlamentares

A Prefeitura da Capital liberou R$ 1,6 milhão em emendas impositivas de parlamentares da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) destinadas a instituições de referência no tratamento de câncer na Capital. A solenidade de efetivação do pagamento dos recursos aconteceu na manhã desta quarta-feira (24), no Hospital Napoleão Laureano, uma das instituições beneficiadas.

Temos visto no dia a dia o trabalho importante feito pelo Napoleão Laureano. Por conta disso, a Câmara de João Pessoa tem feito a sua parte, contribuindo com emendas para ajudar na assistência aos que precisam de tratamento para o câncer”, declarou o presidente da CMJP, vereador Dinho Dowsley (Avante).

O vereador Bosquinho (PV) enfatizou o pioneirismo da iniciativa. “Somos uma das primeiras cidades onde o parlamento mirim tem direito a participar da distribuição do orçamento da cidade. E é de forma democrática, pois os 27 vereadores, independente de serem situação ou oposição, têm direito às emendas impositivas”, destacou o parlamentar, lembrando que há dois anos havia a tentativa de implementação da medida.

Bosquinho ressaltou o comprometimento do prefeito Cícero Lucena (PP) na implementação das emendas impositivas. “Durante nossa primeira reunião, o prefeito disse que as emendas seriam cumpridas à risca”, afirmou, salientando que a efetivação da medida pelo prefeito começou com a destinação de emendas ao Hospital Padre Zé e à Fundação São Vicente de Paulo.

A importância deste momento é estar fazendo o bem. A prefeitura está sendo instrumento ao lado da Câmara de João Pessoa, trazendo praticamente um milhão e meio em recursos de emendas dos parlamentares. Estamos fazendo a efetivação deste pagamento na primeira vez na história da prefeitura de João Pessoa”, declarou o prefeito Cícero Lucena destacando que não houve discriminação no cumprimento das emendas, seja de vereadores ou de ex-vereadores que não se reelegeram ou que não se candidataram. “Nós respeitamos todos os direitos deles”, enfatizou.

O vice-prefeito Leo Bezerra (Cidadania) enfatizou a harmonia entre os poderes Executivo e Legislativo em prol da população da cidade. “Nós temos uma responsabilidade, não só de ajudar as instituições como a prefeitura faz sozinha, mas de dar esse complemento também, escutando a Câmara”, afirmou, enfatizando, ainda, que este é um momento importante e diferente, em que Executivo e Legislativo dialogam. “É dessa forma que entendemos o que é melhor para a cidade”, reforçou.

Instituições agradecem recursos

O presidente da Fundação Napoleão Laureano, Marcelo Lucena, agradeceu a destinação dos recursos ao hospital. “As emendas serão utilizadas para o custeio do hospital, que vem passando por dificuldades. E com esse suporte financeiro vamos conseguir manter por um bom período os quimioterápicos, principalmente, e manter a boa qualidade do hospital”, afirmou Marcelo Lucena agradecendo aos vereadores pelas emendas e o prefeito pela ordem de pagamento.

Outra instituição beneficiada com as emendas impositivas liberadas foi a Casa da Criança com Câncer. O diretor da instituição, Gilvandro Guedes, destacou a importância dos recursos durante a pandemia. “As emendas vêm em boa hora. Neste período de pandemia, tivemos um déficit de doações, então será de muito bom proveito para suprir as nossas necessidades”, afirmou o diretor agradecendo o gesto.

Os recursos liberados em solenidade correspondem a 15 emendas impositivas de parlamentares da legislatura anterior, sendo eles Leo Bezerra, João dos Santos, Raissa Lacerda, Lucas de Brito, Helena Holanda, Bosquinho, Tanilson Soares, Zezinho Botafogo, Chico do Sindicato, Dr. Luís Flávio, João Corujinha, Fernando Milanez e Professor Gabriel.

Esta é a segunda liberação de recursos de emendas impositivas para a área da saúde efetivadas pelo prefeito Cícero Lucena. A primeira beneficiou os Hospitais Padre Zé e São Vicente de Paula a partir de 13 emendas parlamentares, que somaram mais de R$ 1,5 milhão em recursos para as instituições.