Emlur expõe metas da gestão para 2017 em última audiência da LDO

por Clarisse Oliveira — publicado 29/05/2016 21h00, última modificação 17/07/2019 09h54
O superintendente Lucius Fabiani destacou as prioridades e metas da Autarquia para o próximo ano

O superintendente da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Lucius Fabiani de Vasconcelos Sousa, apresentou, na manhã desta sexta-feira (13), as metas e prioridades da gestão para o ano de 2017. A apresentação aconteceu na última audiência pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2017, realizada na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

Lucius Fabiani destacou como metas administrativas a regulamentação do plano de saúde, além de uma maior cobertura do plano dos servidores da Autarquia, e a implantação do setor de engenharia e medicina do trabalho na Emlur. Ele destacou a importância do setor trabalhar não só com a área de medicina curativa, mas também de forma preventiva.

Como metas operacionais, o superintendente enfatizou a instalação de três galpões de reciclagem localizados no Bairro dos Novaes, no Bessa e em Cruz das Armas. Ele também destacou a apresentação do Plano Municipal de Educação Ambiental em conjunto com professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O gestor ressaltou a construção e implantação de uma estação de transbordo, espaço onde os caminhões depositam o lixo para a posterior seleção. O que for reciclável segue para o núcleo de coleta, o que não for reciclável, para o aterro sanitário.

[citacao] Essa estação serve para dar mais celeridade à coleta e facilita a operacionalização dos agentes de limpeza[/citacao]

Como prioridade, Lucius Fabiani quer ainda a ampliação dos pontos de coleta de resíduos eletrônicos. “Todo mundo tem um celular ou uma televisão que terminou seu tempo de vida útil. É comum ver esses resíduos sendo colocados em áreas não adequadas. Mas, esses equipamentos contêm elementos poluentes dentro deles. Em parceria com a empresa Ecobrás, fazemos o recolhimento e damos a destinação adequada para esses resíduos. Pretendemos ampliar esses pontos de coleta, até o fim do ano para 20 e, em 2017, para 40”, estimou.