Empresário paraibano recebe Medalha Cidade de João Pessoa

por Paulo de Pádua — publicado 22/10/2019 20h07, última modificação 22/10/2019 20h07
Colaboradores: Fotos: Juliana Santos
Alex Fernandes é um dos proprietário do Camila’s Restaurant, considerado um dos maiores empreendimentos brasileiros do ramo, com unidades em Orlando e Miami, nos Estados Unidos

O empresário paraibano Alex Fernandes de Alencar recebeu, na tarde desta terça-feira (22), a Medalha Cidade de João Pessoa, durante sessão solene realizada no Poder Legislativo Municipal. A propositura foi apresentada, em 2016, pelo então vereador Bira, atualmente secretário municipal, e requerida, nesse segundo semestre, pelo vereador Damásio Franca (PP).

Alex Fernandes é um dos proprietário do Camila’s Restaurant, considerados um dos maiores empreendimentos brasileiros do ramo, com unidades instaladas nas cidades de Orlando e Miami, nos Estados Unidos. O estabelecimento comercial, que tem um milhão de seguidores no Instagram, mantém 70 funcionários, entre eles 50 brasileiros que, como Alex, foram para a América do Norte tentar a sorte.

A solenidade contou com a presença dos vereadores Damásio Franca, João Almeida (Solidariedade) e Carlão (DC); dos pais do homenageado, Adalto Fernandes Filho e Cícera Ferreira de Alencar; do amigo Paulo Nelson; do secretário de Articulação Política da Prefeitura da Capital, Bira; além de outros amigos do empreendedor.

Bira ocupou a tribuna para lembrar do tempo em que estudou com Alex Fernandes, em um dos mais renomados colégios particulares da cidade, e destacou que, já naquela época, era possível perceber a inquietude, desenvoltura e vontade de vencer do homenageado. “Alex sempre foi um exemplo de sucesso para todos nós, pela sua coragem, ousadia e superação”, acrescentou.

Para o secretário, o empresário tem uma história de vida que merece o reconhecimento dos amigos, familiares e do Legislativo Municipal. Bira também lembrou da determinação de Alex de deixar o Brasil para trabalhar nos Estados Unidos, “onde, após muita dificuldade e dedicação, conseguiu se estabelecer e conquistar seu espaço”. “Estou muito honrado em participar da entrega dessa comenda”, afirmou. Em seguida, foi apresentado um vídeo sobre a vida do homenageado.

Na tribuna, o vereador Damásio Franca destacou a importância de homenagear, em vida, as pessoas que realmente merecem e se destacam. O parlamentar relatou que o empresário saiu do Brasil com 700 dólares emprestados no bolso e uma mochila nas costas. Ao chegar nos Estados Unidos, bateu na porta do Camila’s Restaurant, pediu para trabalhar e foi contratado pelo proprietário como lavador de pratos. “Depois de alguns anos, ele virou dono do estabelecimento, onde gera emprego e renda para o país americano”, acrescentou.

Por sua vez, o vereador João Almeida destacou a emoção que estava sentindo em participar da homenagem. O parlamentar também lembrou da amizade com Alex, na infância, das idas à igreja e do apoio que recebeu dele, na sua primeira campanha política para vereador. “Estamos concedendo uma medalha, com toda a justiça, a um empresário bem sucedido. O cara é perseverante, versátil e alegre. Eu não tenho dúvidas de que se ele tivesse ficado no Brasil, venceria do mesmo jeito”, ressaltou. O advogado Alessandro Félix também fez uma homenagem em nome dos amigos.

22.10.19_SS_medalha_ao_AlexAlencar_ft_juliana  (134).JPG

Homenageado lembra das dificuldades e conquistas para vencer na vida

“Tudo que eu consegui até hoje eu agradeço a Deus e à Nossa Senhora. Em segundo lugar, agradeço aos meus pais e depois aos meus amigos”, afirmou Alex Fernandes. O empresário informou que já está há 14 anos longe de casa, morando nos Estados Unidos com a esposa e os filhos, longe dos amigos que ficaram em João Pessoa. “Eu sempre faço questão de abraçar meus amigos quando venho para cá, pois tenho certeza de que eles sempre quiseram meu bem e torceram por mim”, garantiu.

Alex Fernandes contou que saiu do Brasil, em 2002, com o sonho de ir para os Estados Unidos. Ao chegar lá, trabalhou limpando quartos de hotel, em cinemas e na construção civil, por cinco meses. Algum tempo depois, voltou ao Brasil para fazer faculdade de administração e, três anos depois, retornou ao solo norte americano. O homenageado revelou que bateu na porta do Camila’s Restaurant, conversou com o dono e terminou sendo contratado para a única função que havia, que era lavador de pratos. Tempos mais tarde passou a ser um dos proprietários do local.

“Então, é muito gratificante para mim estar recebendo essa homenagem. Eu tenho muito orgulho e bato no peito, quando estou nos Estados Unidos, de dizer que sou pessoense e paraibano. Obrigado a todos, e que Deus abençoe o caminho de todos vocês”, finalizou.