Entidades que atuam na proteção animal se mobilizam para participar da 'Virada Legislativa'
Protetores independentes, entidades e organizações não-governamentais (ongs) que atuam na região de João Pessoa em defesa do bem-estar e na proteção animal estão se mobilizando para participarem, nesta sexta-feira (20), da primeira 'Virada Legislativa' promovida pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O evento acontece no Teatro de Arena da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc) e faz parte da programação que celebra os 70 anos da Câmara pessoense.
Os defensores do animais pretendem apresentar uma proposta de projeto de lei de iniciativa popular para a criação, no âmbito do município de João Pessoa, de um convênio público-privado para o atendimento veterinário gratuito aos animais de estimação da população mais carente. Para isso, as ongs e entidades desse segmento vão se mobilizar nas redes sociais para conseguirem as assinaturas necessárias (cerca de 2,5 mil), por meio do aplicativo 'Mudamos', para que o projeto seja, possivelmente, encampado pela Câmara de Vereadores pessoense durante a primeira ‘Virada Legislativa’ de sexta-feira. Na prática, a 'Virada Legislativa' tem por objetivo orientar a população a redigir, corretamente, um projeto de lei de iniciativa popular apto a tramitar na Câmara, com a utilização do 'Mudamos'.
No início da tarde desta quarta-feira (18), o presidente da CMJP, vereador Marcos Vinícius (PSDB), recebeu em seu gabinete um grupo de integrantes de ongs e representantes de protetores independentes para tratar do assunto. “A causa animal é também um assunto de saúde pública”, ressaltou Poliana Dantas, da ong Adota João Pessoa. Ela estava acompanhada de Alda Santos (também do Adota), Juliana Figueiredo (protetora independente), Norma Ventura (Associação de Proteção Animal Amigo Bicho, a Apaab), e o casal Waldemar e Severina Barbosa (ligados a uma igreja evangélica em Mangabeira que atua como lar temporário para animais resgatados das ruas da capital).
A reunião também foi acompanhada pelo vereador Carlão (PSDC); o diretor-geral da CMJP, Carlos Santos; e o técnico Marco Konopacki, coordenador de projetos do ITS Rio, parceiro da Câmara de João Pessoa na 'Virada Legislativa'. “A 'Virada Legislativa' vai fazer com que, de forma pioneira do país, que as boas ideias sejam transformadas em projetos de lei. E a atuação dessas ongs de defesa animal em muito poderão contribuir”, avaliou o presidente Marcos Vinícius, destacando: “É a democracia direta. É a participação da população na Câmara de João Pessoa”.
Em João Pessoa estão sediadas várias ongs de proteção animal. Entre elas, além da Associação de Proteção Animal Amigo Bicho (Apaab) e da Adota João Pessoa, estão a Missão Patinhas Felizes, a Harmonia dos Protetores Independentes dos Animais (Harpias) e a Ajude Anjos de Rua.