Escola do Legislativo da CMJP promove ação social na Vila Vicentina

por Paulo de Pádua — publicado 16/05/2019 21h00, última modificação 01/07/2019 19h58
A instituição recebeu doação de alimentos arrecadados através do programa Aprendiz de Vereador

Na manhã desta sexta-feira (17), a Escola do Legislativo Professor Celso Furtado, da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), promoveu uma ação social na Vila Vicentina Júlia Freire, localizada no bairro da Torre. A instituição sem fins lucrativos, dedicada à acomodar e cuidar de idosos desde 1944, recebeu doação de alimentos arrecadados através do programa Aprendiz de Vereador.

Acompanhados da equipe da Escola do Legislativo, os próprios estagiários realizaram a entrega. A doação de alimentos é uma das condições estabelecidas para que os estudantes interessados em participar do Aprendiz de Vereador ingressem no programa.

O presidente da Escola, Paulo Eduardo de Sá Barreto, explicou que a atividade é uma política pública que faz parte do aprendizado desses jovens estudantes, dentro do programa. “Os estagiários podem olhar o outro e ver a melhor forma que o poder público pode ajudar quem precisa”, argumentou.

Segundo Paulo Eduardo, essa contribuição também pode ser concretizada através de programas municipais e emendas parlamentares. “Então, é bom que eles (os estagiários) conheçam a realidade de perto e apresentem suas próprias ideias”, avaliou.

O diretor da Vila Vicentina, José César, informou que existe uma equipe de saúde multidisciplinar, composta por nutricionistas, psicólogos, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas, entre outros profissionais, para atender os idosos. Ele assegurou que, além dos serviços de saúde, a instituição também oferece sete refeições diárias. “Todas as necessidades e demandas dos nossos idosos são supridas”, ressaltou.

O diretor admite, entretanto, que as doações são sempre bem-vindas e que a sociedade tem ajudado. “Às vezes faltam recursos e nós temos que usar os da casa. Por isso, as doações são necessárias”, reforçou José César.

Com 89 anos de idade, dona Maria Alice reside na Vila Vicentina há 12 anos. Bastante ativa, ela ainda faz diversos trabalhos manuais. “Eu trabalho com costura, e minha vida aqui não é acomodada. Eu vim para trabalhar pelos idosos e minha felicidade é essa. Aqui é minha segunda casa”, revelou.

Aos 101 anos, dona Maria Dulce, que mora na instituição há quatro anos, considera o local como "o paraíso das crianças". Muito tímida e com uma voz macia, a idosa fez questão de enaltecer a importância da paz e do amor na vida de um ser humano, e deu conselhos aos jovens de hoje: “cuidem mais de sua saúde e tenham mais alegria”, sugeriu, com um sorriso no rosto.

Os interessados em fazer alguma doação para a Vila Vicentina podem ligar para o número (83) 3224-6988, ou realizar depósito nas seguintes contas: Banco do Brasil (BB), agência 0011-6, conta corrente 48974-3; e Caixa Econômica Federal (CEF), agência 0617, operação 003, conta 636-9.