Escola do Legislativo divulga edital para nova turma do ‘Aprendiz de Vereador’

por Damião Rodrigues — publicado 21/10/2019 15h58, última modificação 21/10/2019 15h58
Colaboradores: Foto: Juliana Santos
O prazo para envio dos formulários de inscrição online inicia-se às 8h desta terça-feira (22) e encerra-se às 23h59 do dia 28 deste mês

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) divulgou, na última sexta-feira (18), edital para inscrições de estudantes na nova turma do projeto de estágio-visita ‘Aprendiz de Vereador’. Esta é a terceira turma oferecida em 2019. As inscrições para seleção serão realizadas através do preenchimento de formulário disponível na página da Escola do Legislativo, e pela contribuição solidária de um kit de alimentos não perecíveis. O prazo para envio dos formulários online inicia-se às 8h desta terça-feira (22) e encerra-se às 23h59 do dia 28 deste mês.

As vagas serão destinadas a estudantes matriculados em curso de graduação ou pós-graduação de qualquer Instituição de Ensino Superior (IES). A comprovação dos selecionados poderá ser feita por meio de declaração ou histórico escolar emitidos pela instituição e enviados para o e-mail secretariaescola@cmjp.pb.gov.br, obrigatoriamente com o assunto “Documentação Aprendiz”.

A iniciativa faz parte do programa de parceria da CMJP com o ensino superior e, nesta edição, tem o objetivo de selecionar estudantes para o preenchimento de 14 vagas de estágio voluntário nos gabinetes de oito parlamentares pessoenses. A vereadora Eliza Virgínia (Progressistas) e o vereador Marcos Henriques (PT) ofereceram três vagas em cada gabinete; Carlão (DC) e Humberto Pontes duas vagas cada; e os vereadores Leo Bezerra (PSB), Lucas de Brito (PV), Sandra Marrocos (PSB) e Thiago Lucena (PMN) uma vaga cada.

O estágio-visita desta turma ocorrerá no período de 7 de novembro a 2 de dezembro de 2019, com carga horária de 60 horas, dispostas da seguinte forma: 12 horas-aula de palestras e visitas guiadas pela Escola do Legislativo; e 48 horas sob supervisão, em gabinete parlamentar (quatro horas diárias), exclusivamente no turno matutino.

O presidente da Escola, Paulo Eduardo de Sá Barreto, lembra que para validar a inscrição o candidato, além de enviar a documentação, deve entregar o kit solidariedade nos pontos de recolhimento, que estão discriminados no anexo do edital. O kit deve ser composto por pacotes com no mínimo dois quilos dos seguintes alimentos não perecíveis: arroz, feijão ou fubá. Ainda de acordo com Paulo Eduardo, ficam isentos da entrega do kit solidariedade candidatos habilitados e não selecionados para a turma primeira turma do segundo semestre deste ano, conforme o Edital 15, de 20 de setembro de 2019.

O edital com preenchimento das vagas e com a lista de espera será divulgado na página da Escola do Legislativo, provavelmente no dia 30 de outubro de 2019.