Escola Legislativa da CMJP inicia atividades da primeira turma do ‘Aprendiz de Vereador’ 2019

por Clarisse Oliveira — publicado 25/04/2019 21h00, última modificação 30/06/2019 16h06
Neste primeiro encontro, acontecido na manhã desta sexta-feira (26), os estudantes se apresentaram e aprenderam mais sobre o Legislativo Municipal e Regimento Interno da Casa

Escola do Legislativo da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) iniciou, na manhã desta sexta-feira (26), as atividades da primeira turma do programa de estágio-visita ‘Aprendiz de Vereador’ 2019. Os 14 estudantes selecionados vão vivenciar, durante três semanas, o dia a dia de um gabinete parlamentar, conhecer o trâmite dos processos legislativos e sugerir Projeto de Lei que pode entrar em vigor na Capital.

Neste primeiro encontro, estudantes se apresentaram e assistiram à palestra de formação ministrada pelo presidente da Escola do Legislativo, Paulo Eduardo de Sá Barreto, sobre conhecimentos gerais a respeito do Legislativo Municipal e aspectos e conceitos sobre o Regimento Interno da Casa.

De acordo com o presidente, a novidade deste ano para o programa é a realização das visitas guiadas a órgãos parceiros da Câmara Municipal, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

“Estamos numa expectativa positiva, como em todas as edições. Mais feliz com a novidade da parceria com o TCE e o TRE para que os estudantes tenham mais conhecimento tanto das prestações de contas, quanto ao processo eleitoral do sufrágio, que é como os vereadores são eleitos. Eles vão ter palestras com servidores desses órgãos, por meio de suas escolas: a de Contas e a Judiciária Eleitoral”, explicou Paulo Eduardo.

Ele ressaltou ainda a diversidade de alunos em cada edição do programa e o aprendizado não só dos alunos com a Casa, mas também da Casa com os alunos. “Os estudantes vêm sempre com diferentes objetivos, uns acadêmicos, uns com perspectivas de seguir carreira política, cada um de cursos diferentes, então eles sempre contribuem com os vereadores e também com a Escola Legislativa. É sempre um bom aprendizado para todos.

O estudante de Gestão Pública Felipe Jardim disse o que espera do estágio-visita. “A expectativa que tenho é ter aproximação com o Legislativo, conhecer todo o trâmite, andamento e elaboração dos Projetos de Lei, desde o gabinete do parlamentar. É importante ter essa vivência em uma casa parlamentar, assim, conseguimos expandir mais os horizontes, principalmente para curso de Gestão Pública”, afirmou Felipe Jardim.