Escola Legislativa da CMJP inscreve para programa de estágio-visita Aprendiz de Vereador

por Clarisse Oliveira — publicado 02/04/2019 21h00, última modificação 28/06/2019 23h58
Nesta turma primeira turma de 2019, serão ofertadas 14 vagas, distribuídas em 10 gabinetes

Foram abertas 14 vagas para estudantes de graduação ou pós-graduação que queiram participar da primeira turma do estágio-visita Aprendiz de Vereador 2019, promovido pela Escola Legislativa Professor Celso Furtado, da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). As inscrições começam nesta quinta-feira (4) e vão até a sexta-feira (12) da semana seguinte. Todas as informações sobre o processo de inscrição podem ser conferidas no Edital 03/2019.

Para se inscrever, o estudante precisa preencher o formulário eletrônico, disponibilizado no site da Escola Legislativa; enviar por e-mail (secretariaescola@cmjp.pb.gov.br) a declaração ou histórico escolar de curso, como comprovação de vínculo com a instituição de ensino superior; e entregar 2kg de alimento não perecível (arroz, feijão ou cuscuz) nos pontos de coleta.

De acordo com o edital, as vagas serão preenchidas e distribuídas pela ordem de envio do formulário, conforme o gabinete escolhido, respeitando a primeira opção escolhida. O resultado poderá ser acessado pela página da Escola Legislativa, dia 15 de abril. Os candidatos fora das vagas irão compor uma lista de espera, que também poderá servir para a composição de nova turma no mesmo semestre, a critério da Escola do Legislativo.

O estágio-visita ocorrerá de 26 de abril a 20 de maio, com carga total de 60h, compostas por palestras e visitas guiadas, normalmente às sextas-feiras, das 9h às 12h; e horas cumpridas sob supervisão do gabinete parlamentar, sendo quatro horas por dia, em turno preferencialmente escolhido pelo candidato, conforme a ficha inscrição.

O estagiário terá a oportunidade de propor minuta de projeto, requerimento, indicação, medida de fiscalização ou estudo técnico a respeito de políticas públicas atinentes ao Município de João Pessoa. Ao final do período, os estagiários que tiverem 80% de presença nos gabinetes e nos encontros formativos e tutoriais receberão certificado de participação da Escola do Legislativo.

Os gabinetes que estão participando desta etapa do projeto são: Damásio Franca e Eliza Virgínia (ambos PP), Milanez Neto (PTB), Humberto Pontes (Avante), João Almeida (Solidariedade), Leo Bezerra (PSB), Lucas de Brito (PV), Marcos Henriques (PT), Thiago Lucena (PMN) e Tibério Limeira (PSB).

Pontos de coleta de alimentos: Anexo 2 da CMJP, das 8h às 12h; coordenação do curso de Direito da Faculdade de Ensino Superior da Paraíba (Fesp), das 18h às 21h; coordenação do curso de Gestão Pública da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), das 13h às 21h; e secretaria do curso de Direito do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), das 7h30 às 22h.