Escola Legislativa divulga lista de inscritos e resultado preliminar da seleção para o programa 'Aprendiz de Vereador'

por Clarisse Oliveira — publicado 18/09/2019 15h26, última modificação 18/09/2019 15h26
Colaboradores: Foto: Juliana Santos
Candidatos têm até esta sexta-feira (20) para elaborar recurso formal contra informações do Edital 14/2019

A Escola Legislativa da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) divulgou, na tarde desta quarta-feira (18), a lista de inscritos e o resultado preliminar do processo de seleção de estudantes da primeira turma do estágio-visita 'Aprendiz de Vereador' deste segundo semestre. Os candidatos vivenciarão as rotinas do Legislativo Pessoense e, ao final da experiência, vão propor melhorias para a cidade que podem se tornar leis em vigor na Capital. O Edital 14/2019, com a lista completa dos inscritos, pode ser acessado por meio do site da Escola Legislativa.

O preenchimento das 18 vagas disponíveis tem como critério o horário de envio do formulário eletrônico e as opções de gabinete na ordem cardinal das escolhas de cada candidato. O presidente da Escola do Legislativo, Paulo Eduardo de Sá Barreto, explicou em detalhes o processo de seleção e habilitação dos candidatos.

“Para cada gabinete, a prioridade é de quem o escolheu como primeira opção. Sobrando vagas, passa-se para a segunda e a terceira opção. Em último caso, pode-se ainda usar a lista de espera geral, formada pelos candidatos habilitados e não selecionados, caso haja vagas para certo gabinete, mas os candidatos não o tenham escolhido no formulário”, esclareceu Paulo Eduardo.

Recursos

Os candidatos podem contestar as informações da lista por meio de recurso formal, especialmente caso haja algum erro no que diz respeito ao envio do comprovante de vínculo com a Instituição de Ensino Superior (IES) ou à doação de alimentos, requisitos essenciais ao deferimento da inscrição.

O recurso pode ser feito preenchendo modelo disponível no Anexo II do Edital 14/2019 e enviado exclusivamente ao Protocolo Geral da CMJP, até esta sexta-feira (20), das 8h às 14h. O documento, com destino à Escola do Legislativo, deve ter como assunto 'Recurso Edital 14/2019' e trazer informações como nome completo, número de identidade e CPF, objeto do recurso, menção à quantidade de arquivos anexos e assinatura do candidato.

Turma 1 – 2019.2

São 18 vagas distribuídas entre os gabinetes de Marcos Henriques (PT) e Eliza Virgínia (PP), que oferecerão 3 vagas cada um; Carlão (DC), Humberto Pontes (Avante) e Sandra Marrocos (PSB), que receberão, cada qual, dois aprendizes de vereador; Bruno Farias (PPS), Damásio Franca (PP), Milanez Neto (PTB), Leo Bezerra (PSB), Lucas de Brito (PV) e Thiago Lucena (PMN), que estão disponibilizando uma vaga para cada gabinete parlamentar.

As atividades da primeira turma do estágio-visita Aprendiz de Vereador deste semestre ocorrerão de 26 de setembro a 21 de outubro. Ao todo serão 60 horas de práticas, sendo 12 horas-aula de palestras e visitas guiadas, além de 48 horas cumpridas sob supervisão de gabinete parlamentar. Neste caso, serão quatro horas por dia, cumpridas no turno da manhã. Os estudantes que atingirem pelo menos 80% de assiduidade receberão certificado.