Estudantes iniciam turma 2018.2 do 'Aprendiz de Vereador' na Câmara de JP

por Haryson Alves — publicado 05/09/2018 21h00, última modificação 02/07/2019 15h33
Experiência possibilita conhecer as atividades do Legislativo nos gabinetes parlamentares e, ao final do processo, sugerir um projeto que pode virar lei na Capital

Oito estudantes, entre alunos do ensino superior e de pós-graduação, participaram da primeira atividade do estágio-visita ‘Aprendiz de Vereador’, durante a manhã desta quinta-feira (6), no auditório do Anexo I, da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Eles vão conhecer o cotidiano e os setores do Legislativo, a partir da atuação nos gabinetes parlamentares, durante três semanas e, ao final do processo, sugerir uma proposta que poderá se tornar um Projeto de Lei (PL) na Capital.

“Estamos ansiosos para conhecer quais as ideias que vão surgir desta nova turma e quais delas poderão ajudar a cidade, transformando-se, a partir de iniciativa dos gabinetes parlamentares, em lei. Esta experiência possibilita à Câmara oferecer serviços com maior qualidade, embasando o teor científico às práticas direcionadas ao cidadão”, comentou o presidente da CMJP, Marcos Vinícius (PSDB), dando as boas-vindas aos estudantes.

Os alunos participaram de uma aula de formação, conhecendo melhor a Câmara e o processo legislativo e, a partir desta segunda-feira (10), vão iniciar as atividades práticas, nos gabinetes. Ofereceram vagas para a segunda turma do projeto neste ano, os parlamentares Humberto Pontes (Avante), Sandra Marrocos (PSB), Lucas de Brito (PV) e Thiago Lucena (PMN). Para esta edição, foram aprovados na seleção estudantes provenientes de cursos de Direito, Relações Internacionais, Gestão Pública, Educação Física e Pedagogia de instituições públicas e privadas da Capital.

“Uma das novidades do projeto para este semestre foi a doação de alimentos não perecíveis, na fase de inscrição para o processo seletivo. Os 130 kg de donativos arrecadados serão entregues a uma instituição de caridade, ao final do estágio-visita. Além da própria Câmara, houve também pontos de entrega na Unipê, Iesp e na UFPB”, comemorou o presidente da Escola do Legislativo da CMJP, Paulo Eduardo de Sá Barreto, anunciando que haverá mais dois encontros de formação de turma.

“Quero conhecer como são produzidos certos tipos de documentações no setor público, trabalhar com pessoas que atuam na gestão pública e ampliar meus conhecimentos na área jurídica”, comentou a estudante do segundo período do curso de Direito da Unipê Sayara de Albuquerque Andrade, que vai atuar no gabinete de Humberto Pontes.

Já Vinícius Toscano vê no estágio-visita uma oportunidade de melhorar sua participação social, estando mais próximo do meio político enquanto cidadão. Ele está no oitavo período do curso de Educação Física da Faculdade Maurício de Nassau, e vai atuar no gabinete de Lucas de Brito. Ele salientou que a experiência será importante para aprender mais sobre a gestão pública, além de dialogar com políticas que englobem sua área de formação, como academias ao ar livre e questões que compreendem a acessibilidade.

“É um projeto que fortalece a democracia e a transparência do setor público na cidade. Os estudantes oxigenam a produção do Legislativo com ideias que saem das universidades, fazendo com que o conhecimento adquirido e fomentado na academia encontre uma válvula de escape na política para a melhoria dos serviços ofertados à população”, avaliou Lucas de Brito, durante o evento.