Estudantes recebem certificado de conclusão do programa de estágio visita ‘Aprendiz de Vereador’
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) entregou nesta sexta-feira (7), a partir da Escola do Legislativo Professor Celso Furtado, 15 certificados para estagiários de duas turmas do projeto de estágio visita não remunerado ‘Aprendiz de Vereador’, durante o segundo semestre de 2018. Os estudantes vivenciaram o dia a dia do Legislativo pessoense, durante três semanas, experienciando o cotidiano dos gabinetes parlamentares e dos trabalhos realizados pelos vereadores.
Para o presidente da CMJP, vereador Marcos Vinícius (PSDB), aproximar a Casa Napoleão Laureano de jovens estudantes é ter a certeza de um futuro com mais engajamento diante de políticas públicas e uma legislação mais democráticas. “Ao abrirmos as portas para esses jovens, eles se tornam uma semente para uma sociedade mais participativa e consciente de seus direitos e deveres”, comentou.
O presidente da Escola do Legislativo, Paulo Eduardo de Sá Barreto, destacou que a novidade deste ano um projeto de responsabilidade social com arrecadação de alimentos não perecíveis nas inscrições para o programa. “Implantamos ainda a visita ao Hospital Padre Zé para a entrega dos alimentos, foi um trabalho sensacional”, relatou.
Paulo Eduardo ressaltou ainda os desafios a serem enfrentados para o aprimoramento do programa, como a melhora de infraestrutura para acolher os estagiários; melhora dos instrumentos de avaliação; dar visibilidade oficial dos projetos que tenham a participação dos estagiários; e a implantação de vale transporte para o deslocamento dos estudantes à Câmara.
Para o vice-presidente da CMJP e idealizador do programa na Casa, vereador Lucas de Brito (PV), o Aprendiz de Vereador contribui para a transparência pública, participação popular e desconstrução do preconceito em relação à política e para a construção de uma nova política.
“Vocês são a cara de um projeto que fortalece a participação, a transparência, que desconstrói preconceitos e que ajuda a CMJP a ser permanentemente oxigenada com ideias da academia, com ventos de inovação para nosso parlamento. Só tenho a desejar que construamos juntos um país cada vez melhor”, afirmou o vereador.
Aprendizes relatam experiências
Aline Kelly Rodrigues Brandão representou a primeira turma do semestre e relatou como foi a experiência. “Tive a oportunidade de conhecer mais o Poder Legislativo, além de dar ideias. Tive a oportunidade de elaborar muitos requerimentos que, inclusive, já foram atendidos e elaborar um projeto para a construção de um píer. Tenho orgulho de ter dado esta ideia. Que ela também possa ser acolhida e que possamos ver todas as nossas sugestões acolhidas”, deseja Aline Kelly.
Representando a segunda turma do semestre, Héricles Augusto da Silva agradeceu a oportunidade e torceu pelo engajamento de mais gabinetes ao programa. “O Poder Legislativo vem perdendo a credibilidade. Cabe aos senhores parlamentares a missão de resgatar essa credibilidade. Façam sua parte, abram as portas do gabinete e mostrem que fazem um trabalho sério, ético e transparente”, sugeriu Héricles Augusto.
O presidente da Escola, Paulo Eduardo de Sá Barreto, juntamente com representantes e chefes dos gabinetes Járisson Ribeiro Pereira (Humberto Pontes – Avante), Alexandre de Sales (Sandra Marrocos – PSB), e Diógenes Chaves (Thiago Lucena – PMN) entregaram os certificados dos alunos aos estagiários.
Os servidores Kaleo Mariz Rodrigues Silva; Rômulo Santana; Ricardo Cézar Ferreira de Lima e Paulo Eduardo de Sá Barreto também receberam certificado de palestrante do ciclo de formação oferecido aos estagiários.