Estudantes recebem certificado de conclusão do programa de estágio-visita ‘Aprendiz de Vereador’
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) entregou, a partir da Escola do Legislativo Professor Celso Furtado, 15 certificados para estagiários de duas turmas do projeto de estágio-visita não remunerado ‘Aprendiz de Vereador’. Os estudantes de graduação e pós graduação participantes vivenciaram o dia-a-dia do Legislativo pessoense, durante três semanas, experienciando o cotidiano dos gabinetes parlamentares e dos trabalhos realizados pelos vereadores. Ao final desse processo, eles puderam sugerir projetos que poderão se tornar lei na Capital.
“O programa está crescendo a cada edição e instituições de ensino superior têm mostrado interesse em divulgar internamente nossa iniciativa, alcançando mais alunos. Os certificados são relativos a duas turmas que que aconteceram no primeiro semestre deste ano, com estudantes divididos em 11 gabinetes de parlamentares que ofereceram vagas”, afirmou o presidente da Escola do Legislativo, Paulo Sá Barreto, acrescentando que “houve variação maior do perfil de alunos participantes, em relação a outras edições. Além da grande procura por quem estuda Direito, tivemos alunos de Gestão Pública, Enfermagem, Jornalismo, Administração e Economia”, destacou.
Segundo o presidente da CMJP, Marcos Vinícius (PSDB), o projeto é valioso para a formação de uma nova geração de cidadãos. “Mesmo que os estagiários não pretendam seguir a carreira política, nem trabalhar na área pública, a conscientização em torno da cidadania e do papel social que o cidadão pode exercer perante o Legislativo são alguns dos ganhos dessa iniciativa”, frisou.
“O Aprendiz de Vereador contribui para o fortalecimento da democracia e da liberdade, pois o programa revisita a ideia de que, neste sistema de democracia, predominantemente indireta, exercida através de representantes eleitos, só teríamos uma participação popular no momento das eleições. Ou seja, de que o povo só participaria da política no momento do voto. Mas propomos uma participação mais ativa, fazendo os estudantes estarem diretamente ligados aos vereadores, contribuindo com a sociedade”, avaliou o vice-presidente da CMJP, Lucas de Brito (PV), idealizador do ‘Aprendiz de Vereador’, que nasceu como estágio em seu gabinete.
Aprendizes relatam experiências
Alice Fernandes estagiou no gabinete do vereador Thiago Lucena (PMN) e vai iniciar o segundo período do curso de Gestão Pública, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ela contou que as atividades que desenvolveu têm muito a ver com o que estuda. “Consegui vivenciar um dos âmbitos do poder público, o Legislativo Municipal. Tenho disciplinas que envolvem Lei Orçamentária e diversos outros conteúdos transversais com o que experienciei na Câmara. Consegui ter uma visão maior do que é uma casa que produz leis, acrescentando bastante à minha bagagem e o mais desafiador foi apreender muita informação num período de três semanas”, revelou.
Para Alice Fernandes, a reestruturação do Centro Histórico é uma iniciativa bastante importante e deve receber todo apoio da CMJP. “Acho pertinentes ideias que valorizem conhecer a cidade a partir da história local e da vivência com os seus ambientes urbanos”, relatou. Esta foi uma das ideias que a estagiária compartilhou com o gabinete de Thiago Lucena, além da possibilidade de a Capital ter iniciativas que multipliquem a existência de hortas comunitárias.
“Aprendi muita coisa, nunca tinha vindo à Câmara e vi, in loco, que os vereadores exercem muitos trabalhos. Entendi como funciona a Câmara e os processos inerentes à elaboração de iniciativas parlamentares, como requerimentos e projetos de lei”, comentou a aprendiz de vereadora Thantyscelia Hermínio Santos da Silva.
Oportunidades
Neste semestre, os universitários atuaram nos gabinetes dos vereadores Bruno Farias (PPS), Damásio Franca (PP), Eduardo Carneiro (PRTB), Humberto Pontes (Avante), João Almeida (Solidariedade), Lucas de Brito (PV), Sandra Marrocos (PSB), Thiago Lucena (PMN), Milanez Neto (PTB), Leo Bezerra (PSB) e Tibério Limeira (PSB).