Ex-professora de Geografia do IFPB recebe cidadania pessoense na CMJP
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na tarde desta quinta-feira (25), uma sessão solene para entrega do Título de Cidadã Pessoense a ex-professora de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Maria de Fátima Santos Batista. A propositura da homenagem foi do vereador Marco Antônio (PPS).
Em seu discurso, o propositor da homenagem ressaltou que a professora acredita na humanização da sociedade por meio da Educação. “A professora Maria de Fátima escolheu este solo, onde estudou, constituiu família e fez amigos para transformar vidas através da Educação. Ela acredita na transformação da sociedade através da Educação, através da qual transformou a vidas de muitos alunos. Pernambucana de nascimento, já tem raízes sólidas fincadas em nossa cidade, da qual agora é definitivamente cidadã de fato e de direito”, justificou Marco Antônio, que também fez uma breve explanação sobre a trajetória profissional da educadora.
A filha da homenageada, Adriana Santos Batista, se disse honrada e comovida com a homenagem prestada a sua “amada e exemplar mãe”. “És digna de ser exaltada e reverenciada em reconhecimento a paixão que dedicas a Educação. Agradeço a Deus por ter sido escolhida para ser tua filha. Se outra vida tiver quero ser tua filha novamente. A senhora estará presente nos olhares de todos aqueles que foram educados com sua dedicação”, exaltou.
A professora recebeu a homenagem com muita emoção e satisfação. “Este é um momento de muito júbilo para mim. A gradeço a CMJP e ao vereador Marco Antônio que propôs esta homenagem, que dedico a todos os meus familiares, amigos, colegas de trabalho e ex-alunos, os quais contribuíram em minha jornada profissional”, falou a homenageada, que discorreu sobre sua trajetória de vida em terras pessoenses.
Participaram da solenidade familiares, amigos, colegas de trabalho e ex-alunos da homenageada.
Breve histórico
Maria de Fátima é natural de Bezerros, no Vale do Ipojuca em Pernambuco. Reside em João Pessoa desde sua adolescência, na década de 1950. Ela é formada em Geografia e em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e atuou em diversas escolas, além de ensinar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).