Exaltação ao folclore brasileiro é tema de pronunciamento na CMJP

por Damião Rodrigues — publicado 21/08/2019 12h53, última modificação 21/08/2019 12h53
Colaboradores: Fotos: Olenildo Nascimento
O ‘Dia do Folclore Nacional’ é celebrado em 22 de agosto

A vereadora Helena Holanda (PP) usou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta quarta-feira (21), para exaltar a riqueza do Folclore Brasileiro, pela passagem do seu dia, celebrado em 22 de agosto.

“Essa data foi criada com o intuito de alertar para a importância da valorização das manifestações folclóricas no país. Forma viva de expressão popular, o folclore impressiona pela sua riqueza de cores e ritmos, retrata a alma de um povo que soube vencer as adversidades e fazer da vida um motivo de alegria”, explicou a vereadora.

Helena Holanda destacou que o folclore é o conjunto de conhecimentos de um povo, e integra os costumes, crenças, parlendas, contos, mitos, lendas, adivinhas, músicas, danças e festas populares de uma cultura e região. “O folclore brasileiro é fruto da união dos aspectos das culturas manifestadas em todo Brasil. O folclore nordestino é um dos mais ricos do país, pela variedade de suas peças, pela beleza dos seus ritmos e pela graciosidade de seus movimentos. Nesta data, também são valorizadas e praticadas as danças, brincadeiras e festas folclóricas”, comentou.

A parlamentar enfatizou ainda que a Paraíba é dona de um rico acervo folclórico, que se manifesta em danças, folguedos, peças de teatro e outras formas, que a imaginação popular vem guardando há centenas de anos, preservando um patrimônio único da identidade do povo paraibano. Ela também ressaltou a importância do folclore ser cultivado nas escolas e universidades, não como matéria de estudo, mas como forma viva, capaz de fazer as novas gerações se interessarem pelo tema, cientes de que no folclore estão suas raízes mais caras.

A data

O Congresso Nacional Brasileiro oficializou, em 1965, que todo dia 22 de agosto seria destinado à comemoração do folclore brasileiro. Foi criado assim o Dia do Folclore Nacional como forma de valorizar as histórias e personagens do folclore brasileiro.

Desta forma, a cultura popular ganhou mais importância no mundo cultural brasileiro e mais uma forma de ser preservada, sendo importante também por possibilitar a passagem da cultura folclórica nacional de geração para geração.