Faixas de pedestres apagadas preocupam vereador
Pensando na segurança da população, o vereador Zezinho Botafogo (PSB) está requerendo à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) a pintura de faixas de pedestres, nas principais vias públicas da Capital. Segundo o parlamentar, a maioria das faixas está apagada.
De acordo com o Zezinho, a população tem utilizado os meios de comunicação e as redes sociais da internet para reivindicar a pintura das faixas de pedestres em vários trechos, a exemplo de todo o percurso das Avenidas Vasco da Gama e João Machado, além de parte das ruas que se encontram na Cidade Baixa, no Centro da Capital.
De acordo com o vereador, outras localidades possuem faixas de pedestres completamente apagadas, prejudicando o tráfego de transeuntes e motoristas. As faixas de pedestres estão completamente apagadas nessas localidades, prejudicando transeuntes e motoristas que por ali trafegam.
“O grande movimento de carros e o fluxo de pedestres na Vasco da Gama, João Machado e na Cidade Baixa são fatores importantes para que a Semob realize melhorias na sinalização da região”, defendeu Zezinho, que complementou: “a faixa é uma segurança para as pessoas que fazem suas travessias a pé. Se essa sinalização não estiver bem visível, os motoristas podem não enxergá-la e causar, sem culpa, um atropelamento”.
Vereador lembra a legislação vigente
O vereador lembrou que, segundo os artigos 70 e 71 do Código Nacional de Trânsito CNT (CNT), a faixa de pedestres serve como uma forma de segurança na travessia das vias em questão.
“Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições deste Código. O órgão ou entidade com circunscrição sobre a via manterá, obrigatoriamente, as faixas e passagens de pedestres em boas condições de visibilidade, higiene, segurança e sinalização” citou os dois artigos, Zezinho Botafogo.