Farmácia Solidária: vereador destaca aprovação do projeto

por Damião Rodrigues — publicado 14/08/2019 14h46, última modificação 14/08/2019 14h46
Colaboradores: Fotos: Olenildo Nascimento
O programa consiste na doação de medicamentos não utilizados e dentro do prazo de validade pela população e por empresas do segmento farmacêutico

O vereador Carlão (DC) usou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta quarta-feira (14), para destacar a aprovação de um projeto de lei, de sua autoria, que institui o Programa Farmácia Solidária na Capital paraibana.

“Venho parabenizar esta Casa, porque todos os vereadores, da oposição e da situação, aprovaram um projeto de lei que trata de um pedido altruísta, tentando sensibilizar a população a fazer o bem. Solicitamos que os moradores de nossa cidade façam a doação de medicamentos não utilizados e ainda no prazo de validade. Mais que uma imposição, é uma matéria que tenta sensibilizar a todos”, defendeu o vereador.

A matéria preconiza que a ‘Farmácia Solidária’ consiste na doação de medicamentos não utilizados e dentro do prazo de validade pela população e por empresas do segmento farmacêutico para a Farmácia Central e Unidades de Saúde do Município, e sua subsequente distribuição gratuita à população, sob supervisão técnica, após rigoroso controle.

“Todos sabemos do alto custo que a compra de medicamentos tem para o orçamento caseiro. O Sistema Único de Saúde (SUS) muitas vezes não consegue alcançar os mais necessitados. E também sabemos do alto custo de muitos medicamentos. São cerca de R$ 57 bilhões gastos com medicamentos em nosso país. Com esse programa, a população vai fortalecer a solidariedade na cidade, ajudando os mais carentes”, justificou Carlão.