Vereadora lamenta corte de 30% no orçamento de instituições públicas de ensino superior

por Haryson Alves — publicado 08/05/2019 21h00, última modificação 28/06/2019 17h29
Sandra Marrocos (PSB) também convidou população para ato público, às 10h do próximo dia 15, com marcha do Lyceu Paraibano à ALPB, onde haverá audiência para discutir o tema

A vereadora Sandra Marrocos (PSB) lamentou o corte de 30% da verba federal direcionada às instituições públicas de ensino superior, em especial, à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e ao Instituto Federal de Educação (IFPB). A parlamentar usou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), durante a sessão ordinária desta quinta-feira (9), para convidar a população a participar de ato público no próximo dia 15. A concentração será em frente ao Lyceu Paraibano, no Centro da Capital, e os participantes marcharão até a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), onde haverá uma audiência pública para discutir a decisão que corta investimentos na educação superior.

“Minha solidariedade a todos que fazem a educação superior, algo que, até um dia desses, muitos não tinham acesso facilmente. É de uma irresponsabilidade e inconsequência sem tamanho cortar 30% dos investimentos federais das universidades. A UFPB teve R$ 44 milhões bloqueados do que estava previsto no seu orçamento deste ano”, informou a parlamentar, salientando que a instituição também perdeu recursos que seriam oriundos de emendas de deputados federais e senadores.

Em aparte, Marcos Henriques (PT) alegou que o corte nos investimentos na educação superior fará muitos deixarem os estudos ou a qualificação de lado. “Já tem instituições que preveem seu fechamento, e outras já estão atestando que não vão conseguir comprar materiais básicos para funcionar. Há uma inversão de valores na sociedade, pois estão retirando daqueles que mais precisam e dando aos grandes empresários. Precisamos ir às ruas”, conclamou o vereador.

Sandra Marrocos chamou a atenção para o fato de que as universidades públicas e os institutos federais são patrimônio inestimável da população brasileira e que, sem eles, não há projeto para o povo da nação, muito menos marco de civilização da democracia brasileira.