Fogosas, loucas e desinibidas, o bloco Virgens de Tambaú comemora 30 anos

por Clarisse Oliveira — publicado 31/01/2017 22h00, última modificação 03/07/2019 10h00
Colaboradores: Fotos Olenildo Nascimento
15 trios elétricos, diversos estilos musicais e muita irreverência fazem da agremiação o maior bloco de arrasto da Capital

O bloco que começou como uma brincadeira, hoje mobiliza cerca de meio milhão de pessoas a cada ano. Essa é a história do bloco Virgens de Tambaú, que este ano comemora 30 anos de diversão. O presidente da agremiação, Euclides Menezes, explicou que o costume de homem se vestir de mulher começou no carnaval de Olinda, em Pernambuco.

“Nós íamos para as virgens de Olinda, quando surgiu a ideia de pegar um carro velho e sairmos aqui mesmo em Tambaú vestidos de virgens. A princípio era uma brincadeira, uma coisa pequena, sem nenhuma pretensão. Foi muito divertido, muitas pessoas aderiram e foi um sucesso. No ano seguinte, já conseguimos um carro maior e assim o bloco foi crescendo”, relatou.

A agremiação Virgens de Tambaú é considerado o maior bloco de arrasto de João Pessoa. Seu desfile conta com o apoio de 15 trios elétricos, que abrangem diversos estilos musicais, como: Axé, Swingueira, Samba e Rock. Porém, segundo Euclides Menezes, o que se destaca mais no bloco são as fantasias.

[citacao] As produções são ricas, as pessoas investem mesmo. Há um envolvimento do povo nas fantasias. Porque as atrações do bloco são as nossas virgens, as bandas são apenas para animá-las. Temos um bloco livre no qual nada é obrigado, dispomos apenas de paz e diversão para passar para os outros. A alegria é contagiante e esse é o grande sentido do Folia de Rua [/citacao]

Dia 19 de fevereiro, o bloco completa 30 anos de existência. Euclides Menezes prometeu uma grande festa em comemoração, com a apresentação de artistas como: Gracinha Telles, Jairo Madruga, Mira Maia, Renata Arruda e Joelma; além das bandas As Elétricaz e Só Swing. Ele também ressaltou a possibilidade de bandas novas se apresentarem em um palco a ser montado na praia. “As Virgens sempre foi um berço de novas bandas da Capital”, destacou.

O presidente do bloco ainda convidou os pessoenses para a festa: “Vista sua melhor fantasia e venha para as virgens”, convocou Euclides.

 

https://www.youtube.com/watch?v=b-bDxRJIBPU