Frente de Acessibilidade da CMJP vistoria o Parque Arruda Câmara, a 'Bica'

por Clarisse Oliveira — publicado 20/11/2017 22h00, última modificação 18/07/2019 17h13
Com o intuito de fiscalizar as condições do local, o grupo visitou o equipamento e vai sugerir adaptações ao projeto de reforma da Bica, a ser realizada pela Prefeitura da Capital em 2018

Na manhã desta terça-feira (21), a Frente Parlamentar de Acessibilidade da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) visitou o Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, para fiscalizar o cumprimento da lei de acessibilidade no local. O presidente da frente, vereador Damásio Franca (PP), avaliou como produtiva a reunião que, além de vereadores do colegiado, contou com a presença do secretário municipal de meio ambiente, Abelardo Jurema Neto, e o diretor do parque, Jair Azevedo.

Segundo Damásio Franca, há pouca ou nenhuma acessibilidade no local, mas o grupo aproveitou a oportunidade para sugerir adequações ao projeto de requalificação do equipamento, que está sendo elaborado pela Prefeitura da Capital, e que as obras já estão previstas para ter início no próximo ano.

“Constatamos que na Bica, por ter mais de 90 anos, não existe acessibilidade no local. Teve uma pequena reforma do ex-prefeito Luciano Agra, que fizeram algumas calçadas, mas não no complexo todo. Como o prefeito já anunciou uma reforma no próximo ano, fomos hoje conhecer com antecedência e cobrar que a lei da acessibilidade exista no projeto”, explicou.

O secretário do meio ambiente, Abelardo Jurema, afirmou que até janeiro deste ano a reforma deve ser iniciada e que o projeto de acessibilidade é uma das prioridades no projeto. “Esse projeto de requalificação da Bica já está em fase final licitatória, esperamos que no início do ano já comecemos os trabalhos aqui no parque”, destacou o secretário.

Bruno Farias (PPS) afirmou que saiu feliz da visita. “Saio alegre ao ver o parque bem cuidado, tratado com zelo, amor, responsabilidade e mais do que isso com compromisso com a cidadania, já que há uma preocupação especial com as pessoas com mobilidade reduzida, deficiência e dificuldade de locomoção”, destacou Bruno.

O presidente da frente ainda destacou a importância da Bica e da acessibilidade no equipamento para a cidade. “A Bica é um verdadeiro presente para João Pessoa, porque é uma natureza dentro da cidade. Hoje já recebe mais de dez mil pessoas por mês, então precisa de incentivo. O que a pessoa com deficiência mais quer é ir e vir sem precisar de ajuda, e hoje não é desse jeito na Bica. A ideia é que aos poucos vá se transformando para que todos tenham esse direito”, ressaltou.

Estiveram presentes à visita os vereadores Bruno Farias (PPS), Leo Bezerra (PSB) e Thiago Lucena (PMN).