Fundador do Departamento de Música da UFPB recebe cidadania pessoense

por Clarisse Oliveira — publicado 09/08/2016 21h00, última modificação 12/07/2019 09h23
A solenidade vai acontecer nesta quinta-feira (11), às 15h, no Plenário Senador Humberto Lucena

Na tarde desta quinta-feira (11), às 15h, o fundador do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Hector Jorge Rossi, receberá o Título de Cidadão Pessoense das mãos do vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD). O evento acontecerá na mesma data e horário em que estava prevista a entrega do Diploma de Honra ao Mérito ao escritório de advocacia Mouzalas, Borba & Azevedo Advogados Associados, pois, diante da impossibilidade de realizar a entrega da homenagem à empresa, a solenidade foi adiada.

Hector Jorge Rossi é gerente-executivo da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa e atua no “Projeto Ação Social pela Música do Brasil”, que tem fins socioeducativos. O projeto trabalha em favor do desenvolvimento social e humano de jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade social, promovendo a formação de orquestras jovens de música clássica na cidade de João Pessoa.

Segundo Marmuthe Cavalcanti, Hector Jorge Rossi merece a homenagem “por mostrar que sua formação e conhecimento, são instrumentos capazes de modificar a realidade social de muitas pessoas e abrir caminhos e portas para um futuro melhor através da música”, justificou o parlamentar.

Sobre o homenageado

Hector Jorge Rossi nasceu em Buenos Aires, na Argentina, é naturalizado brasileiro, graduado em Educação Musical e Contrabaixo Acústico pelo Conservatório Municipal de Música Manuel de Falla, também em Buenos Aires. É especialista em Filosofia da Música pela Universidade Católica de Buenos Aires e mestre em Educação pela UFPB. Primeiro contrabaixista da Orquestra Sinfônica Nacional da Argentina, e, no Brasil, foi membro fundador do Departamento de Música da UFPB.

O homenageado também foi o primeiro contrabaixista da Orquestra Sinfônica da Paraíba, atuou na Orquestra Filarmônica do Norte-Nordeste, além de ter sido professor adjunto de contrabaixo do departamento de Música da UFPB. Participou de atividades de extensão universitária na área de Educação Popular no Projeto “Café com Pão Arte conFusão”, voltado para crianças e adolescente de comunidades de baixa renda.