Funjope prevê concurso e primeiro Encontro Nordestino de Culturas Populares
O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity, participou, na manhã desta sexta-feira (13), da segunda audiência para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2017, na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O gestor destacou as metas e prioridades da Funjope a serem desenvolvidas no próximo ano, dentre elas, a realização de concurso público e do Primeiro Encontro Nordestino de Culturas Populares na Capital.
Está previsto, como meta para 2017, o planejamento, a elaboração e a realização de um concurso público para servidores. Segundo o documento da LDO, a medida tem o objetivo de suprir a deficiência de profissionais que a Fundação tem atualmente.
Dentro das metas de produção, difusão e apoio cultural, está a organização, promoção e fomento do primeiro Encontro Nordestino de Culturas Populares. O evento envolverá os artistas, artesãos e demais desenvolvedores de cultura popular nativos dos Estados do Nordeste.
Manutenção de ações e programas já existentes
Maurício Burity destacou a manutenção de eventos já desenvolvidos pela Funjope, como: a programação dos Pontos de Cultura; realização da Festa das Neves; festividades de fim de ano; realização e apoio de espetáculos da Paixão de Cristo; realização e apoio financeiro de prévias carnavalescas, do Carnaval Tradição e nos bairros; realização do São João e apoio financeiro às festas juninas; apresentações da Orquestra Sinfônica Municipal; além da manutenção das atividades culturais na Casa da Pólvora, Casarão 34 e no novo Centro Cultural Mangabeira.
Museu e Teatro Municipal em João Pessoa
O diretor executivo da Funjope destacou a necessidade da Capital ter importantes equipamentos para fomentar a cultura de João Pessoa. “Vejo que ainda precisamos de um museu e um Teatro Municipal. Seria um grande salto para a cultura de uma cidade que tem 430 anos. Dentro deste cenário econômico instável, estamos aguardando estabelecer um alinhamento com o Governo Federal para tentar buscar esses equipamentos para a cidade”, garantiu Maurício Burity.