Gestão da Saúde em João Pessoa precisa melhorar, intercede vereadora

por Haryson Alves — publicado 02/08/2017 21h00, última modificação 04/07/2019 17h24
Sandra Marrocos (PSB) questionou caso de aposentada que saiu por conta própria do Trauminha e foi encontrada morta a 100 metros da unidade

A vereadora Sandra Marrocos (PSB) pediu melhoras na gestão da Saúde em João Pessoa. Em discurso, na Câmara da Capital, na manhã desta quinta-feira (3), a parlamentar relembrou o caso da aposentada Maria das Neves Alves da Silva, de 63 anos, que após sair por conta própria do Ortotrauma (Trauminha de Mangabeira), foi encontrada morta a 100 metros da unidade, em 26 de julho.

Sandra Marrocos questionou o motivo da direção ou equipe médica do Ortotrauma não ter ligado para a família da paciente, comunicando que ela havia decidido sair do hospital. Das galerias da Casa, familiares de Maria das Neves levantaram a voz, além de cartazes, pedindo providências para o caso.

“Esta cidade não é a que a Gestão Municipal apresenta. Sou por tantas 'Marias' e 'Josés' que têm morrido na Capital por negligência médica”, reforçou a vereadora. “Hospitais e equipes de saúde muitas vezes não dispõem de estrutura e infraestrutura para atenderem os pacientes, contudo, situações como esta não podem ocorrer”, complementou.

Entenda o caso

Maria das Neves chegou ao Ortotrauma na manhã do dia 24 de julho, com uma crise de apendicite. Por ser diabética e estar debilitada, pois há pouco tempo havia feito uma intervenção cardíaca, a equipe médica decidiu esperar por um quadro mais estável da pressão arterial da paciente para realizar a cirurgia. No entanto, segundo a direção da unidade, a aposentada teria passado por um surto, chegando a quebrar objetos do local e, em seguida, decidiu ir embora do Trauminha. Apesar disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou, em nota, que a paciente estava lúcida ao sair do Ortotrauma. Foi aberta uma sindicância para apurar a situação.