Guardas Municipais podem ter ingresso gratuito em eventos culturais e esportivos

por Clarisse Oliveira publicado 10/05/2021 11h45, última modificação 10/05/2021 12h02
Colaboradores: Foto: Juliana Santos
Comissão de Políticas Públicas aprovou parecer favorável a esse e a mais 17 projetos durante reunião desta segunda-feira (10)

A Comissão de Políticas Públicas (CPP) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou parecer favorável a projeto que concede a guardas municipais a gratuidade em eventos culturais e esportivos. O colegiado ainda aprovou mais 17 pareceres favoráveis durante reunião na manhã desta segunda-feira (10), limpando assim a pauta da comissão.

Segundo o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 121/2021, de autoria do vereador Milanez Neto (PV), apresentando a carteira de identidade funcional, os Guardas Municipais de João Pessoa poderão ingressar gratuitamente em salas de cinemas, cineclubes, espetáculos musicais e circenses e em eventos esportivos, de lazer e entretenimento realizado na Capital.

Os guardas municipais trabalham zelando patrimônios e a vida das pessoas. Nada melhor do que recompensá-los”, afirmou o presidente da CPP, vereador Marcílio do HBE (Patriota), ao votar favorável. Esse e todos os projetos analisados pela CPP já tiveram parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ) e ainda precisam ser votados pelos parlamentares em Plenário.

Programas e Campanhas

A comissão votou favoravelmente à instituição de programas e campanhas, como: o programa ‘João Pessoa mais verde’, que visa o aprimoramento de melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas de praças; o ‘Artes Marciais nas Escolas’, que institui o esporte como atividade extracurricular nas escolas municipais; o ‘Cidadania Digital, que prevê o incentivo à cidadania a partir do uso responsável e saudável da tecnologia; o ‘Adote um campo de futebol’, que prevê a realização de parcerias para a implantação, preservação, ampliação e melhoria dos campos de futebol; o programa ‘Escola Melhor’, visando a realização de parcerias para melhorar a qualidade de ensino das escolas municipais; e a campanha permanente de combate ao assédio e à violência sexual contra a mulher nos estádios de futebol.

Datas Comemorativas

O colegiado foi favorável à instituição das seguintes datas e eventos comemorativos: o dia 6 de setembro como o dia municipal pela paz na política e pelo respeito aos pensamentos diversos; a última semana de julho como a semana municipal de incentivo à valorização dos profissionais do sistema de transporte coletivo; a primeira semana de setembro para a campanha municipal de prevenção e conscientização da síndrome ou transtorno do pânico; e o segundo semestre de cada ano para a realização da copa de futebol de seleção de bairros.

Fico muito feliz em votar favoravelmente a esse projeto. Sou ex-atleta das categorias de base e sei da importância dessa iniciativa. Ontem mesmo vimos o jovem de Mandacaru, 'Luiz Mandaca', estrear com gol no time titular do Corinthians”, afirmou o vereador Junio Leandro destacando a importância da copa de seleção de bairros e citando o êxito do jogador paraibano Luis Gustavo da Silva Machado Duarte, de 19 anos, que jogava no CSP de João Pessoa e neste domingo (9) estreou com gol no Corinthians.