Homenagem ao criador do 'Fest-Aruanda' marca lançamento de documentário dos 70 anos da CMJP
“Vivemos um momento histórico dos 70 anos da Casa do povo de João Pessoa. O documentário está muito bem feito e mostra a trajetória histórica da Câmara que tem uma ligação direta com a história do povo da nossa capital”, também destacou o ex-vereador Fuba. “O documentário demonstra a grandeza da Câmara desta cidade, que sempre preservou os interesses da população da nossa cidade”, completou o vereador Bruno Farias (PPS).Vereadores, ex-parlamentares, servidores da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), autoridades e convidados prestigiaram na tarde desta sexta-feira (1º) o lançamento do documentário ‘Câmara: 70 Anos de História’, durante a 12ª edição do ‘Fest-Aruanda do Audiovisual Brasileiro’. O evento, que também marcou a homenagem que o Legislativo prestou ao professor Lúcio Villar, idealizador do 'Fest-Aruanda', ocorreu na Sala 6 do Cinépolis Manaíra (Manaíra Shopping).
Antes da exibição do documentário, com cerca de uma hora e meia de duração, uma solenidade marcou a entrega da Medalha Cidade de João Pessoa e o Troféu Câmara 70 Anos ao professor Lúcio Villar. “Esta é uma homenagem mais do que justa que nós estamos fazendo ao professor e cineasta criador do 'Fest-Aruanda', pela sua relevante contribuição à cultura da Paraíba e da nossa cidade de João Pessoa”, destacou o presidente da CMJP, vereador Marcos Vinícius (PSDB), lembrando que, recentemente, a CMJP aprovou por unanimidade o 'Troféu Sétima Arte', que irá premiar os melhores filmes em curta, média e longa-metragem produzidos em João Pessoa e inscritos no festival. A premiação começa a valer em 2018.
“Reconhecemos o ‘Fest-Aruanda’ como o principal evento de promoção e valorização do cinema brasileiro, com uma atenção especial às produções feitas em João Pessoa. Por isso, a Câmara, dentro de uma política de valorização da cultura e da arte, abraça o festival com esse troféu, que procura estimular, ainda mais, a produção de bons filmes”, repetiu o presidente.
Os 70 anos da redemocratização do país, sob a ótica da Câmara de João Pessoa é o fio condutor do documentário ‘Câmara: 70 Anos de História’ (Brasil, 2017). O longa-metragem é dirigido pelo cineasta Lúcio César Fernandes e conduzido pelo jornalista Edmilson Lucena, ambos servidores do Legislativo Municipal.
“O filme dialoga com a história do Brasil, desde antes da reinstalação da Câmara, em 1947”, afirma Lúcio César. “Passamos pelo Brasil colônia, para destacar a atuação do Legislativo já nesse período, passamos pela República e pela morte de João Pessoa até chegar a saída de Getúlio do poder”, acrescenta. O enredo costura depoimentos de historiadores, vereadores e ex-parlamentares, e é repleto de fotos históricas e vídeos antigos.
O ‘Câmara: 70 Anos de História’ é o ponto alto do projeto audiovisual multitela que a Câmara de Vereadores deu início em setembro, quando foram ao ar os primeiros programas da série ‘Câmara 70 Anos’, formada por perfis e especiais que foram exibidos pela TV Câmara JP nos últimos três meses. Completam o projeto, cujo objetivo foi marcar as sete décadas da reinstalação da Câmara, ações promovidas nas mídias digitais da Casa Napoleão Laureano, que levaram ao público imagens históricas do Legislativo nessas últimas sete décadas de história.
“Através desse projeto, que inclui os programas de tevê, o filme e as postagens nas mídias digitais, trazemos à tona a memória da nossa Casa, uma memória importante, que deve estar acessível a todos os cidadãos, uma vez que a história da Câmara se confunde com a da cidade de João Pessoa. Afinal, todas as leis e normas que conduzem a vida do cidadão pessoense passam pela Câmara”, comenta Marcos Vinícius. Além do projeto audiovisual, um selo comemorativo e uma série de palestras com grandes nomes da política e do Judiciário nacional marcaram a data.
Ao final da exibição do longa, a plateia presente ao Manaíra elogiou o documentário e a iniciativa da Câmara pessoense por meio da Mesa diretora da Casa. “É um privilégio a gente ver esse material tão bem feito em primeira mão. E dentro de um momento singular da cultura paraibana, que é o 'Fest-Aruanda'”, avaliou o ex-vereador Tavinho Santos, que, quando presidente da Casa, já havia comemorado os 50 anos do Legislativo pessoense. “O presidente Marcos Vinícius está de parabéns e o documentário está excelente”.
“Vivemos um momento histórico dos 70 anos da Casa do povo de João Pessoa. O documentário está muito bem feito e mostra a trajetória histórica da Câmara que tem uma ligação direta com a história do povo da nossa capital”, também destacou o ex-vereador Fuba. “O documentário demonstra a grandeza da Câmara desta cidade, que sempre preservou os interesses da população da nossa cidade”, completou o vereador Bruno Farias (PPS).