I Fórum Regional Nordeste do BrCidades é tema de pronunciamento na CMJP

por Damião Rodrigues — publicado 05/12/2019 14h51, última modificação 05/12/2019 14h51
Colaboradores: Fotos: Olenildo Nascimento
Da tribuna, o vereador Tibério Limeira (PSB) falou sobre o evento e destacou a importância da discussão sobre uma nova agenda urbana, com novos projetos de cidades para o Brasil

O tema do pronunciamento do vereador Tibério Limeira (PSB), na manhã desta quinta-feira (5), foi O I Fórum Regional Nordeste do BrCidades, que será realizado na Capital paraibana, no período de 13 a 15 próximos, com atividades na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil na Paraíba (IAB-PB), localizado no Largo de São Frei Pedro Gonçalves, ao lado do Hotel Globo. Da tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o parlamentar falou sobre o evento e destacou a importância da discussão sobre uma nova agenda urbana, com novos projetos de cidades no Brasil. 

Tibério Limeira explicou que o BrCidades é uma rede construída através de diálogo, interação e compartilhamento de experiências e projetos de diferentes agentes sociais compromissados com a construção social de um projeto para as cidades brasileiras, que contribua para a ampliação democrática e justiça sócio-territorial com base na bandeira do urbanismo.

“Representantes de movimentos sociais, universidades, ONGs, entidades técnicas e agentes públicos discutem alternativas para um cidade mais democrática que garanta uma mobilidade urbana, que possibilite a ela ter espaços urbanos melhores no futuro. Já participei de dois encontros do BrCidades, no sudeste do país e agora será realizado, aqui em nossa cidade, o I Fórum Regional do Nordeste. Vamos ampliar a rede de articulação em torno da luta pelo direito à cidade e criar um observatório de discussão permanente com o propósito de estimular a reflexão crítica acerca da produção urbana no Nordeste”, afirmou o vereador. 

Tibério citou que entre outros objetivos, o Fórum pretende reunir a sociedade civil para debater um novo paradigma para as cidades do Brasil, a partir do Nordeste, além de buscar o fortalecimento e a consolidação dos espaços de representação das entidades de classe, coletivos, movimentos sociais, comunidade acadêmica e agentes da sociedade civil organizada, tendo o “direito à cidade” como eixo principal de atuação junto à sociedade. 

O parlamentar municipal também destacou que o I Fórum Regional Nordeste do BrCidades promoverá a aproximação de uma atuante rede de profissionais com experiências importantes a serem compartilhadas e contribuirá para o fortalecimento de uma plataforma de discussão com arquitetos e urbanistas, engenheiros, geógrafos, advogados, sociólogos, profissionais liberais e de empresas da construção civil, servidores e gestores públicos, professores, pesquisadores e estudantes das instituições de ensino fundamental, médio e superior.

“Através de debates, oficinas e grupos de trabalho vamos discutir os direitos humanos e a reforma urbana. Teremos uma manhã de vivência no Porto do Capim e no Rio Paraíba sobre a perspectiva de um turismo de base comunitária. Será uma poderosa luz no fim do túnel que poderá melhorar a capacidade de ação sobre a urbanidade no Brasil”, revelou o parlamentar. Ele também ressaltou outras atividades do evento: o debate com o tema ‘Um Agenda Urbana no Brasil: a experiência do projeto BrCidades nas cidades do Nordeste e a oficina ‘Estratégia de Atuação, Metodologias de Articulação e Configuração/Territorialização da rede BrCidades.

Ainda de acordo com o vereador, os resultados do Fórum serão divulgados no III Fórum Nacional do BrCidades, em maio de 2020, em Recife, que pretende ser um momento síntese e sistematização dos documentos produzidos e registrados no evento regional.

Conheça a programação completa através do link.