ICV prevê ambulatório para bebês com microcefalia em 2017
A diretora-geral do Instituto Cândida Vargas (ICV), Ana de Lourdes, anunciou, na manhã desta segunda-feira (9), a criação de um ambulatório especializado para o tratamento de bebês com microcefalia. O anúncio aconteceu na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), durante a primeira audiência pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) para o exercício financeiro de 2017. Nesta primeira audiência, os representantes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e do ICV falaram sobre as prioridades das pastas.
Ana de Lourdes destacou que a assistência ambulatorial e hospitalar especializada para bebês com microcefalia contará com a triagem, ou seja, a realização de uma série de exames para o diagnóstico da malformação. E, a partir do diagnóstico, segundo a diretora-geral, o acompanhamento será realizado com profissionais especializados, como fisioterapeutas e fonoaudiólogos.
De acordo com a gestora, ainda será implantada a assistência ambulatorial e hospitalar especializada em cardiologia fetal e neonatal, com a realização de exames como ecocardiograma fetal.
Casa Mãe Bebê
Segundo a diretora-geral do ICV, também é uma previsão para 2017 a aquisição de um anexo ao Instituto, uma casa para abrigar as mães de crianças que se encontrem internadas na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do órgão.
“Nosso desejo é que consigamos nosso espaço 'Casa Mãe Bebê', uma grande aquisição na qual as mães de todas as crianças que estejam na UTI ficariam hospedadas”, explicou Ana de Lourdes.
Ações voltadas para o trabalhador do ICV
Como prioridade para o trabalhador do ICV, será desenvolvido um programa de capacitação de profissionais, de atenção de saúde com ambulatório específico e atividade física, realização de campanhas educativas e preventivas à saúde, além da implementação do ambulatório de fisioterapia e psicologia para os colaboradores acometidos de doenças ocupacionais.
“São ações com o objetivo de fortalecer essa assistência ao trabalhador, a fim de que ele esteja bem para atender nossos usuários”, enfatizou Ana de Lourdes.
Incentivo do Banco de Leite
A divulgação e a expansão das ações do Banco de Leite humano e da política de aleitamento materno também serão priorizadas. “Precisamos de um veículo de divulgação para melhorar nosso aporte de leite materno. É de extrema importância a doação de leite para não deixarmos nossos bebês prematuros sem suporte alimentar”, ressaltou. Ainda haverá a promoção do Dia Mundial do Aleitamento Materno, com a realização de feiras e divulgação de informações sobre o aleitamento.
Investimentos em Vigilância Eletrônica
Ana de Lourdes destacou a importância dos investimentos em vigilância eletrônica no Instituto. “Esses investimentos são necessários para que nenhuma situação fuja ao nosso controle. Temos um fluxo muito aberto de visitantes e precisamos de mecanismos e instrumentos que promovam segurança, para não ficarmos vulneráveis”, afirmou.
O documento da LDO da pasta prevê a aquisição de 30 equipamentos de vigilância eletrônica 24 horas para promover a segurança na área física do ICV, protegendo tanto funcionários, quanto pacientes do Instituto.
Casa de Parto de JP
O vereador Raoni Mendes questionou Ana de Lourdes sobre o andamento da construção da Casa de Parto da Capital. A diretora-geral respondeu que os recursos para a construção do equipamento já foram liberados. “Esperamos, com grande ansiedade, que este ano tenhamos a construção da Casa de Parto. A Caixa Econômica Federal já liberou os recursos e a Casa será construída ainda em 2016”, garantiu.