Ideias da população podem virar Lei na CMJP com novo canal de participação

por Damião Rodrigues — publicado 25/01/2016 22h00, última modificação 11/07/2019 15h11
Cidadãos podem contribuir com sugestões para melhorar a Capital acessando “joaomaispessoas.com.br”

Com o objetivo de estreitar ainda mais os laços com a população e saber dela o que a cidade mais precisa, a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) lançou, em 2015, o hotsite joaomaispessoas.com.br. Ele é uma extensão do Portal da Casa, funcionando como uma plataforma colaborativa em que os cidadãos podem conhecer as leis em vigor na cidade e sugerir propostas para melhorar a Capital, ideias que podem tramitar na Casa e virar leis.

De fácil utilização, a plataforma pode ser acessada da seguinte forma: entra-se na página e na área “Sua ideia” preenche-se um cadastro de usuário com dados como nome, e-mail e endereço. Em seguida, basta o usuário escrever uma sugestão de lei no espaço: “Descreva sua ideia de projeto de lei” e clicar em enviar. Este processo pode ser repetido quantas vezes quiser para quantas novas ideias de leis o cidadão tiver.

Leis podem ser oriundas da participação popular e das Comissões

A partir daí, as sugestões são analisadas pelos parlamentares da CMJP, inclusive nas Comissões Permanentes da Casa. Assim, as ideias da iniciativa popular podem virar Lei a partir de Projeto de Lei advindo da Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Redação Participativa.

Cidadãos podem acompanhar o que é sugerido

Qualquer um pode, inclusive, acompanhar as sugestões de outros cidadãos. Paulo de Tarso Faustino encaminhou diversas: transformar a rua Duque de Caxias nas imediações do Ponto de Cem Réis em Rua das Flores, “para tornar o local mais verde, tomando como base uma rua que existe em Gramado”; criar passeios turísticos utilizando o rio entre João Pessoa e Cabedelo; construir um mirante com lunetas e outros equipamentos para o cidadão desfrutar do pôr do sol no Bairro do Róger e restaurar as calçadas da Avenida Epitácio Pessoa.

Paulo ainda sugeriu a construção de um “Forródromo” para ser utilizado nas festas do São João com apresentação, em competição de quadrilhas juninas de toda a Paraíba e do Nordeste. “Tomando com base o Sambódromo do Rio de Janeiro, no período fora das festividades juninas, o Forródromo pode ser utilizado para outros fins por creches, UPAs, anfiteatro, casa da cidadania, etc”, frisou.

Melhorando o cotidiano da Capital

“A CMJP conta com apoio de todos, contribuindo com sugestões para melhorar sua cidade. Acesse o joaomaispessoas.com.br e transforme o cotidiano da sua Capital. Este novo canal de comunicação e participação coletiva tem se destacado na aproximação dos cidadãos da Capital com o Legislativo Municipal”, reforçou o presidente da Casa, vereador Durval Ferreira (PP).

Segundo um dos entusiastas da ideia, o vereador Bira (PSD), durante entrevista ao Jornal da Câmara, a nova ferramenta proporciona um canal maior de participação dos pessoenses no Poder Legislativo.

“O hotsite é uma iniciativa louvável, que facilita a interação dos vereadores com a população e o caminho inverso também. É a abertura de mais um canal de comunicação no qual as pessoas podem sugerir proposições e trazer ideias novas para a nossa cidade”, afirmou Bira.