Impacto da crise econômica é abordado na tribuna da CMJP

por Damião Rodrigues — publicado 04/04/2016 21h00, última modificação 09/07/2019 10h04
O vereador Bira (PSD) afirmou que a crise traz retração e instabilidade para a economia de todo o Brasil

Na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), durante a sessão ordinária desta terça-feira (5), o vereador Bira (PSD) fez uma reflexão sobre o impacto da crise econômica no Brasil e no Nordeste. Ele afirmou que a crise traz retração e instabilidade para a economia de todo o Brasil.

“Estamos vendo os questionamentos sobre ganhos financeiros para algumas categorias, mas, são poucas as palavras sobre a crise financeira que o país vive. É evidente que existe impacto desta crise no Nordeste. De acordo com dados apresentados no jornal Valor Econômico, houve um encolhimento de 5% na economia das regiões Norte e Nordeste. Mais precisamente na Paraíba, houve uma redução de 5,1% no Produto Interno Bruto (PIB) de 2015, comparado com o de 2014. Tudo isso traz retração econômica, crise e instabilidade, e os municípios sentem esta retração”, discursou Bira.

O parlamentar falou que, em visita ao secretário municipal de Finanças, Sérgio Barbosa, teve a informação de que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) teve um decréscimo de 20% em relação a março do ano passado. “Essa instabilidade traz dificuldades para a Gestão Municipal. Mas, o prefeito Luciano Cartaxo (PSD) antecedeu a crise, fez decretos e diminuiu o custeio do maquinário público, reduzindo as despesas das secretarias. Ainda assim as grandes obras pela cidade continuam, demonstrando que existe planejamento nesta Gestão”, alegou o parlamentar.